sábado, 29 de agosto de 2009

PILATES E OS CUIDADOS COM A TORÇÃO DE TORNOZELO


Muitas vezes, nem é necessário ser um atleta para sofrer uma lesão. No tornozelo, por exemplo, a torção pode acontecer com um simples pisar num buraco ou uma quebra no salto do sapato e te colocar no "banco de reservas" por vários dias.

A torção, ou entorse, do tornozelo é uma lesão muito freqüente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo, em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos. A parte de fora do tornozelo - abaixo e a frente da ponta do osso (fíbula ou perôneo porção distal) apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa.
As atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subseqüentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.
Um médico pode determinar se há necessidade de se imobilizar o tornozelo por tempo variável.
O tratamento com cirurgia é indicado apenas em casos muito graves e em atletas de alto nível. Em geral, apenas a suspensão das atividades e o uso de medicamentos, a critério médico, já resolvem o problema.
Para voltar ao seu exercício físico habitual é preciso que seu médico autorize e que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo, para todos os lados. É importante que o tornozelo não apresente mais dor nem inchaço após os exercícios. Não force a região se a força e o equilíbrio não estiverem restabelecidos. Para proteção do local, você pode usar uma tornozeleira ou enfaixamento quando voltar à prática de esportes, lembrando-se apenas de não apertar muito o tornozelo para não dificultar a circulação. No entanto, isso não substitui um bom fortalecimento muscular. É fundamental que haja a recuperação do movimento, da força e do equilíbrio na região lesionada para que o quadro não piore ou caminhe para um caso crônico.

Para tal, o PILATES se apresenta como um grande aliado na recuperação da lesão e na manutenção do padrão de condicionamento físico do indívíduo, para que, entre outros benefícios, haja prevenção de novos entorses. A intervenção do PILATES se dá de forma segura e efetiva focando a mobilização, fortalecimento, equilíbrio e propriocepção da área afetada, porém, preocupando-se com a pessoa como um todo, visando o equilíbrio de todos os grupos musculares em harmonia com a mente. Em casos de esportistas, a especificidade da modalidade é transferida aos exercícios de base até a progressão mais avançada. É interessante que as compressas de gelo após os exercícios continuem.
Entretanto, não deixe de procurar o seu médico especialista em ortopedia e um profissional de PILATES capacitado para maiores esclarecimentos e orientações.

4 comentários:

  1. selma moretto bertelli dos santos27 de setembro de 2011 às 13:37

    o que fazer quando se toma anti-framatorio e nao tira a dor ,quando a gente pisa doi muito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se o anti-inflamatório não está ajudando é melhor procurar um médico, pois a lesão pode ter sido grave e se você ficar esperando, pode ser que seja tarde, quando procurar ajuda. Bastante gelo para a infecção.

      Excluir
  2. Sofri com uma dessas a quase um ano atras.
    É horrivel a dor, é muito bom que exista pessoas que transmitam
    informações a respeito deste assunto.
    Parabéns e obrigado pelas pessoas que não agradecem a blogs como este.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quanto tempo em média demora para sanar totalmente a lesão pois torci meu tornozelo e no dia da lesão fui de imediato ao médico onde me falou após um raio x que eu não tinha quebrado fiquei tranquilo mas estou a uns 10 dias, na segunda caixa de nimesulida e também tomei uma betatrinta mas ainda continua inchado e dolorido o local. Queria voltar o mais rápido possível as minhas corridas.

    ResponderExcluir