quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PILATES: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL À CORPOREIDADE, AO RELAXAMENTO E À QUALIDADE DE VIDA

Em circunstâncias comuns, as pessoas não prestam atenção às suas sensações corporais. Só costumam fazê-los em situações em que a urgência de uma dor extrema ou um intenso prazer as estimulam.
Na vida diária, não há linguagem popular para transmitir com clareza o modo, a profundidade e a intensidade em que certas reações corporais são vividas. Entretanto, embora a maioria das pessoas não prestem atenção ao seu corpo, ele é o fundamento da vida de todo o ser humano. Não cuidar do corpo e não protegê-lo de agressões pode significar qualidade de vida limitada aos niveis de sobrevivência biológica.
A tendência atual do ser humano é buscar relação entre mente e corpo, o qual o PILATES proporciona de forma bastante efetiva. Milhares de estudos informam sobre as correlações sobre as atitudes mentais, estados afetivos e fatores socioculturais e o adoecimento do corpo. Surgiram dessas pesquisas os estudos sobre teoria somatopsíquica, ou seja, o estado do corpo afeta o funcionamento emocional, intelectual, reflexivo, a consciência e todas as atividades psicossociais do indivíduo; e a teoria psicossomática, que sustenta que as emoções e os diversos processos psicológicos afetam as funçõe físicas.
A contração muscular excessiva comprime os capilares e impede a circulação sanguínea normal. Se prolongada, leva à falta de oxigênio e nutrientes, promovendo um acúmulo de toxinas, podendo até provocar a morte das células. O músculo em sofrimento necessita de mais energia para realizar um movimento efetivo. Geralmente, essa contração muscular possui como causa uma tensão emocional, mental (aspéctos psicossomáticos) ou postural que também deve ser tratada, para que depois de sanada, não apresente recidivas. Por isso, é preciso saber relaxar.

A capacidade de relaxar está diretamente relacionada à consciência corporal e à reeducação postural.

A postura inadequada se associa à tensão muscular desnecessária. Para relaxar determinada região muscular tensa, é preciso o reconhecimento deste local e do grau de tensão em que se encontra. Através da consciência corporal, há maior possibilidade de aprender movimentos adequados dirigindo a atenção à regiões específicas, otimizando a realização das atividades da vida diária e a detecção das tensões dos tecidos comprometidos. Então, o indivíduo pode efetuar com mais eficácia o relaxamento voluntário de grupos musculares específicos, no momento em que quiser ou quando surgir tensões, em posturas estáticas ou dinâmicas. O processo de aprendizado deve ser integrado à vida cotidiana, aos poucos, sem severidade.

Para tal, o método PILATES utiliza de seus fundamentos e princípios para estimular e aprofundar os caminho que levam à consciência corporal e ao auto conhecimento. O indivíduo passa por um processo de ampliação da percepção, como a sensibilidade superficial e profunda, o limite de espaço interno e externo, volume e formas das estruturas corporais, direção e intensidade dos gestos e distribuição das tensões. Assim, o indivíduo constroi o controle da percepção do seu próprio corpo e de processos psicológicos, muitas vezes ligados ao processo corporal, promovendo a autoconfiança.
Os exercícios do método PILATES conduzirá o indivíduo a economizar energia e esforço através de padrões de movimentos econômicos e eficiente, propiciano vigor físico, agilidade e espontaneidade dos movimentos de forma saudável.
Ao compreender o benefício de certos trabalhos diários, o indivíduo pode estabelecer sua própria disciplina e utilizar alguns deles em casa ou no trabalho, ainda, incorporar mudanças de atitudes, tanto posturais como de movimentos em suas atividades diárias, como por exemplo: o contato dos ísquios no assento, contato dos pés no chão, consiência do espaço interno abdominal, prevenindo tensões musculares causados pelo mau posicionamento, seja, deitado, em pé ou sentado, parado ou e movimento.

5 comentários:

  1. Nossa Fer, linda essa matéria! Parabéns!Quando mudar para Maringá não tenho dúvidas:vou fazer pilates contigo...FLEXUS né!!

    ResponderExcluir
  2. Então quando você me diz q estou melhorando a consiência corporal ainda tem tudo isso que esta relacionado é?!Cada vez mais o Pilates me surpreende!

    ResponderExcluir
  3. Ae professora! Vamo p balada sabado?Vai uma galeraaaa...!!! Me liga!!!bjsss

    ResponderExcluir
  4. tenho hernia de disco na lombar e cervical, sou alta tenho má postura e sinto muitas dores,
    antes de saber da hernia fazia musculação e exercicios aeróbicos, oque vc acha que devo fazer? aqui em minha cidade tem aulas de yoga, consciencia corporal e pilares
    aguardo ansiosa a sua resposta
    muito obrigada
    Dalila

    ResponderExcluir
  5. Olá Dalila, tudo bem?
    Antes de tudo,é importante que consulte um médico especialista para que avalie o nivel dessas hérnias e recomende um tratamento ao seu caso. Se os exercícios de reabilitação for autorizado, é interessante que procure uma modalidade que vise o condicionamento postural, fortalecimento e alongamento dos musculos relacionados à postura de forma que equilibre as cadeias musculares, sempre respeitando os limites biomecânicos e da cinesiologia dos seu corpo. A fisioterapia tradicional pode ser recomendada, mas o PILATES vem sendo muito procurado e indicado por médicos devido aos fundamentos que prezam a efetividade com segurança, aliando a estabilização das hérnias com vários outros benefícios (veja os benefícios do Pilates na parte lateral direita do nosso Blog), tornando a prática mais prazeroza e motivadora. Até mesmo porque o PILATES foca muito seus resultados aliados à saúde da coluna vertebral. Após a estabilização das hérnias, é importante que mantenha a prática para não perder a condição conquistada, porém haverá a possibilidade de atingir objetivos mais altos, como aumentar qualidade de vida, melhorar o condicionamento físico e conquistar uma estética corporal desejável. Não sei como funciona essa aula de consiência corporal a qual citou, mas um dos pilares do PILATES também é a consiência corporal, portanto será muito enfatizada durantes as aulas e nos resultados. Enfim, independente da modalidade que escolher, assegure-se que o profissional seja qualificado e atualizado, principalmente na sua patologia. Analise que tipo de trabalho esse profissional fará para o seu caso, e faça sua escolha pela coerência, ou peça ajuda ao seu medico. Mas te asseguro que o Pilates é um método efetivo também em casos de hérnias, quando o profissional é qualificado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir