quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SELOS VERDE

Cada vez mais exigidas das empresas e das administrações públicas na hora de fechar contratos ou parcerias, as certificações ambientais, ou Selo verde, surgiu no cenário mundial a partir da crescente preocupação ambiental dos consumidores para estipular metas, atestar e aferir a qualidade ecológica de produtos e serviços de vários setores.

Entretanto, as certificações ambientais ainda não são muito reconhecidas pelos consumidores brasileiros, e os poucos produtos disponíveis no mercado com o selo não trazem informações sobre sua origem com clareza. O Procon defende que esses produtos devem informar sobre o processo que garantiu o reconhecimento da marca, porém, quase não há reclamações relacionado ao assunto. É importante avaliar se o selo certifica o produto ou indica o sistema de gestão da empresa.

Por outro lado, temos algumas movimentações relacionadas. O Idec, por exemplo, elaborou o Manual de Consumo Sustentável, material de referência pelo Ministério da Educação para instruir professores sobre a sustentabilidade. Mas, vendedores e consumidores com consciência ambiental também o utilizam. Faça o download gratuito no site idec.org.br. Outra opção de consulta é o Catálogo Sustentável (catalogosustentavel.com.br) desenvolvido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no qual não é considerado nenhum selo verde que não tenha critérios objetivos. Também, deve ser publicado o indicador de sustentabilidade da Organização Internacional para Padronização - ISO - o qual pretende ser a norma mais sustentável até hoje, já que pretende criar padrões de responsabilidade social, desde direitos humanos até governança corporativa de meio ambiente ao direito do consumidor. Terá a intenção de servir como um guia de diretrizes para melhorar sistemas de gestão, e não um certificado.

Ainda, com relação às construtoras e madeireiras, as ONGs de vários países elaboraram um conjunto de normas para controlar o comércio de produtos originados das florestas tropicais. Para a obtenção do selo verde, as madeireiras devem utilizar apenas produtos das florestas de forma ambientalmente correta e suas ações devem ter o aval de orgãos internacionalmente reconhecidos, como o Forset Stewardship Council (FSC), o selo mais reconhecido do setor. Por isso, quando for adquirir algum produto ou serviço, tenha a certeza de que a empresa possui um selo verde que ateste a sua qualidade ambiental.

Quando o assunto é sustentabilidade, o envolvimento das grandes e pequenas empresas também são muito importantes, principalmente se associados à formação de cidadãos comprometidos profissionalmente com as questões ambientais. O FLEXUS PILATES se preocupa e está comprometido com o bem estar dos seus alunos e do planeta!

2 comentários:

  1. Cada tem que fazer a sua parte, em casa, nas compras e também no exercicio!Fazer parte das causas ambientais é um dos requisitos para eu optar por um studio pilates.Parabéns Flexus!

    ResponderExcluir
  2. hi sweet!check my folder out =D thought in u...totaly!go and tell me if i wasn´t right...
    Luv ya babe

    ResponderExcluir