quinta-feira, 6 de agosto de 2009

HIDRATE-SE!!!

A hidratação é extremamente importante para a manutenção da saúde e também para potencializar os benfícios do PILATES. Se durante os exercícios, principalmente em dias quentes, houver muita perda de líquidos pelo suor sem a reposição adequada, o indivíduo fica vulnerável à desidratação, pricipalmente crianças e idosos, que são mais suscetíveis, e por isso devem dar uma atenção especial à ingestão de líquidos. A desidratação pode diminuir a disposição e comprometer o desempenho no exercício e nas próprias atividades vitais do organismo. Mesmo uma perda de 2% do peso corporal através do suor pode representar um problema.
Os praticantes devem conhecer o valor de sua taxa de suor. Como a taxa de suor pode variar dependendo do indivíduo, do clima e da intensidade do exercício, devem medir:

Quanto de seu peso perdem durante o exercício (em gramas)+Quanto de líquido ingerem durante o exercício (em mL)=A quantidade que DEVEM beber para repor as perdas pelo suor

Segue a baixo algumas dicas para evitar a desidratação e obter o máximo da aula de PILATES:
  • Ingerir líquidos durante o dia todo, inclusive durante a aula. Tenha sempre uma garrafa de água por perto.

  • Indivíduos ativos devem procurar ingerir pelo menos 500 mL (2 copos) de líquidos, 2 a 3 horas antes do exercício e mais 250 mL (1 copo), 10 a 20 minutos que antecedem a prática.

  • Muitas pessoas que se exercitam hesitam em usar as bebidas esportivas durante seus treinos, pois não querem as calorias adicionais. Entretanto, pesquisas recentes mostraram que o consumo da quantidade de carboidratos presentes em uma bebida esportiva durante o exercício pode limitar a ingestão calórica durante o restante do dia. Mas vale ressaltar que essas bebidas não devem ser consumidas exageradamente. A indicação é para a reposição de líquidos e sais minerais perdidos durante o exercício intenso, ou seja, se não houve grandes perdas de sais minerais, a água continua sendo a melhor opção.
Adaptado de GSSI - Gatorade Sports Science Institute

2 comentários:

  1. Ooloko professora me hidrato sempre no bar perto de casa!

    ResponderExcluir
  2. Falando em hidratação estamos combinando em fazer um happy hour do Flexus amanha no k1 depois do trabalho. Vamos??????? Todos convidados!

    ResponderExcluir