terça-feira, 25 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PILATES EM CASOS DE OSTEÓFITOS ("BICOS DE PAPAGAIO")

O osteófito, ou popularmente bico-de-papagaio, caracteriza-se por pequenas expansões ósseas originadas pela profusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral. Trata-se de uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga da articulação sobrecarregada. Os efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, conduzindo a uma aproximação das vértebras e compressão da raiz nervosa, resultando em fortes dores, formigamentos e limitação de movimentos.
É comum que o osteófito apareça nos calcanhares, nas bordas das vértebras, geralmente na altura dos discos intervertebrais da região do pescoço, coluna torácica e lombar, porém, qualquer articulação do corpo pode ser afetada.
A causa do "bico-de-papagaio" pode ter influência da espondilose, da pré-disposição genética, da sobrecarga articular (sobrepeso e obesidade), do sedentarismo, de esforços repetitivos, de alguma anomalia na articulação (inflamação, trauma, fratura, ligamentos rompidos, etc.), desvios angulares (joelhos varo ou valgo), malformações dos quadris, ou simplesmente pela quantidade de impactos aos quais estamos sujeitos desde a infância. Porém, é sobretudo, a adoção de posturas incorretas ao longo do tempo que leva ao aparecimento de lesões nas articulações vertebrais. Muitas vezes o problema também se instala por conseqüência de um processo de artrose.
Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, na primeira incidência de desconforto ou dores no quadril, na virilha, nas costas, no pescoço ou em outras regiões, recomenda-se a procura imediata de um ortopedista. Se tratada corretamente e a tempo, o quadro pode apresentar queda significativa nas dores e melhora na capacidade funcional e na qualidade de vida do paciente, entretanto sem recuperar a cartilagem perdida.

AÇÃO DO PILATES
Como um dos principais sintomas de quem tem osteófito é a dor, o indivíduo geralmente entra em um ciclo: os movimentos e o padrão postural acabam comprometidos, conduzindo a um desequilíbrio e fraqueza muscular por compensação e desuso, que por sua vez, intensificam os dois primeiros citados, e assim por diante. O PILATES auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos e direcionados ao caso e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com um foco especial à região afetada e ao reequilíbrio dos grupos musculares. Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada.
Mas a melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro. O PILATES também se mostra bastante efetivo para a prevenção.

4 comentários:

  1. Olá, tenho bico de papagaio um pouco a baixo do pescoço e vivo tomando remedios. O Pilates vai me ajudar mesmo?Voces dão aula experimental?Gostaria de conversar com a professora responsavel, tenho que marcar horário?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, tudo bem?

    O Pilates é um método de condicionamento físico e reabilitação que estimula mente e corpo. Entre vários benefícios, você terá sua força e flexibilidade aprimorada na medida certa para que você tenha um corpo equilibrado e saudável. Ou seja, suas dores serão estabilizadas devido aos grupos musculares estrategicamente fortalecidos que absorverão a maior parte do impacto que iria em direção às articulações afetadas. E ainda, com um padrão postural adequado, estress reduzido e o aprendizado da consciência corporal, você tem a possibilidade de conduzir sua vida com qualidade.

    Entre em contato conosco, ou fale diretamente comigo. Meu nome é Fernanda, sou diretora e professora do Flexus. Ligue para:
    (44)9125-5938 e marcaremos um horario para eu analisar e avaliar seu perfil específico, explicar nossas ações estratégicas para o seu caso. E oferecemos, sim, aula experimental sem compromisso, e já nesse dia, poderemos marcá-la, se assim desejar.
    Me coloco à total disposição. E aguardo seu retorno.

    Atenciosamente,

    Fernanda T. Shimauti
    Diretora/Professora Flexus Pilates

    ResponderExcluir
  3. tenho hernia de disco na coluna e nos joelhos

    ResponderExcluir