segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ARTRITE REUMATÓIDE E O PILATES

Muito confundida com a artrose, porém diferente, a ARTRITE REUMATÓIDE é uma doença auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulaçoes, e em alguns casos, também das estruturas vizinhas e com comprometimento do estado geral do paciente. A intensidade da doença varia de acordo com as características genética do indivíduo, já que a doenças está relacionada com o sistema imunológico. Sua causa ainda não foi comprovada, embora existam hipóteses. Sabe-se que em determinadas situações, a artrite pode ter origem em outras doenças, por isso é fundamental que esta seja diagnosticada. Afeta mais as mulheres, normalmente entre os 30 e 50 anos. Entretanto, existe uma variante desta doença, a artrite reumatóide juvenil, cujas primeiras manifestações aparecem antes dos 16 anos, mas a freqüência é menor do que nos adultos .

As articulações mais afetadas são as do punho, dedos e tornozelos, porém, todas as articulações podem ser atingidas, normalmente de forma simétrica. Nos indivíduos que possuem artrite reumatóide, é comum se dar a rigidez matinal, importante dificuldade para movimentar as articulações. Embora a inflamação se limite à membrana articular, a articulação aparece inchada, vermelha e tumefata. À medida que o processo inflamatório avança, ocorrem deformações na região afetada com possibilidade de tornar a estrutura inválida. Com isso, há a probabilidade do surgimento de nódulos que invadem e destróem a cartilagem, podendo afetar outros órgãos como o coração, o fígado, os pulmões, os rins, as artérias e o sistema nervoso periférico. Nestes casos, existem sintomas diferenciados, de acordo com o órgão.

O principal sintoma é a dor, proporcional ao grau de inflamação. A princípio, se dá com os movimentos ou pressão sobre a articulação afetada, com a progressão da doença, a dor se manifesta em repouso e acompanhada de atrofia muscular.Ainda, pode ocorrer febre, perda de apetite e de peso. Para a artrite, infelizmente, não existem formas de prevenção.

Vale ressaltar que qualquer pessoa que se submete a determinados esforços mais intensos ou traumáticos, pode desenvolver um quadro inflamatório da articulação que, na fase aguda, denomina-se ARTRITE.
A artrite dos esportistas, como regra é traumática e deve ser diferenciada das outras doenças reumatológicas, dos processos infecciosos, das doenças microcristalinas e, principalmente, da Artrite Reumatóide, esta sim uma doença específica.

O exercício físico continua sendo importante também a esses indivíduos, porém, é necessário o equilíbrio entre a prática do mesmo e o descanso. Quando os sintomas estiverem intensos, diminua a intensidade e descanse, mas não páre. É importante que as articulações sejam estimuladas para a produção do líquido sinovial, um tipo de "graxa" que ameniza o atrito.

Com o PILATES, é possível dar continuidade a uma gama de exercícios com segurança e com efetividade. Neste período de pico dos sintomas, o programa da aula é direcionado principalmente à mobilização das articulações, mantendo os cuidados apropriados para evitar o cansasso e sobrecarga, assim evitando que os sintomas se intensifiquem. Quando as crises passarem, as dores e os inchassos diminuirem, a prescrição dos exercícios de PILATES podem progredir aos poucos, sem exageros, com a possibilidade de enfocar também nesse momento, o equilíbrio muscular através da força e flexibilidade dos músculos debilitados de forma que as articulações sejam preservadas. Além disso, o PILATES proporcionará uma grande consciência corporal ao indivíduo, que somado às capacidades físicas potencializadas em uma estrutura corporal equilibrada, resultará em um padrão de movimento mais eficiente e econômico, haverá então menos gasto de energia e as articulações estarão mais protegidas nas atividades da vida diárias. É importante que o profissional e o próprio portador da artrite reumatóide preste muita atenção ao jeito e sensações dos movimentos, facilitando assim a adaptação ao programa de exercícios. Fazer compressas de água quente durante os períodos de crise pode proteger as articulações de um dano adicional.

7 comentários:

  1. Opa!Kde o pessoal?E as nossas festinhas de Pilates, nao vai ter mais?

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,
    vocês explicaram muito bem como a artrite acontece. Fui diagnosticada a cerca de um ano com ela e o PILATES tem sido um grande aliado no tratamento. Posso até começar minha aula com as articulações rígidas e doloridas, mas ao sair da aula, seja devido aos movimentos, respirações ou o proprio relaxamento que a atividade propõe, saio outra pessoa do estudio.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ge!
    Que bom que o Pilates está te ajudando! É muito importante esse tipo de depoimento porque a opinião e sentimento de vocês que passam por tudo isso, e provavelmente já tentaram vários tratamentos e terapias, ajudam as outras pessoas que têm artrite a se descobrirem. E esse feed back também é fundamental para nós, profissionais da saúde, que estamos constantemente atrás de respostas e estratégias para colher a cada dia um sorriso de satisfação em nossos alunos/pacientes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. olá, conheço bem os benefícios do Pilates. Minha mãe sofre de artrite reumatóide avançada, tenho dúvidas se ela deveria praticar pilates já que a doença está em estágio avançado e causou nódulos e deformações.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu indico o Pilates (com um bom profissional) para todos os estágios de arttrite reumatóide, pois é preciso evitar, sobretudo, que os músculos se atrofiem e ocorra a perda das funções e a capacidade de realizar as atividades da vida diária. É preciso manter o máximo de qualidade de vida. Além disso, o programa de exercícios deve ser prescrito de acordo com a individualidade da pessoa, cada caso é um caso, e cabe ao profissional identificar o que o aluno precisa e prescrever o exercício correto para atingir resultados concretos com segurança. O Pilates é um método que abrange muitas possibilidades de adaptação, então se o profissional for competente, o aluno terá muitos bnefícios do método sem riscos à saúde.

    ResponderExcluir
  6. Oi Boa noite, eu só peço uma retificação no final do texto em relação a compressas de água quente nomomento de crises, porque na verdade esse ato irá piorar a situação, onde no momento encontra uma inflamação e com o calor vai aumentar mais a inflamação. Então no ato da crise com as características da artrite: calor (rubor), edema, dor e incapacidade funcional é considerado aplicação do gelo (não necessário 15 minutos, principalmente em áreas superficias, em 1 ou dois minutos) com objetivo de diminuir a inflamação e o uso de medicamentos. Logo em seguida sem as caracterísitcas da artrite é necessário exercícios para obter a funcionalidade da articulação. Agradeço pela materia, o Pilates é uma forma adequada para pacienets com AR, é necessário incentivos para essa abordagem de exercícios dinâmicos

    ResponderExcluir