quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EVITE O EXCESSO DE PESO NA GRAVIDEZ


O ganho de peso é normal durante a gestação, mas o processo deve ser gradual, pois o excesso de peso é prejudicial para o bebê, segundo a médica nutróloga Eline de Almeida Soriano, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. A especialista explica que muitas são as causas do excesso de peso nas gestantes. Entre elas, alterações no metabolismo energético, aumento do apetite devido a mudanças hormonais, razões psicológicas e mitos, como a falsa ideia de que a grávida deve "comer por dois".
De acordo com especialistas, o ganho de peso na gravidez é normal, mas ocorre com mais intensidade nas mulheres que já estão acima do peso no momento da concepção. "A mulher deve ganhar de nove a 12 quilos ao longo de toda a gestação", explica a médica. "É necessário que o ganho de peso seja gradual. É possível que o metabolismo fique mais lento durante a gravidez, mas este também pode aumentar devido à demanda energética do feto".
O acúmulo de gordura pode trazer complicações para a saúde da gestante e do bebê. Para a mãe, os principais riscos são hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias (problemas de colesterol ou triglicérides), trombose venosa profunda, riscos cardiovasculares e limitações respiratórias. No feto, o peso elevado da mãe pode alterar o seu desenvolvimento, causar macrossomia (excesso de peso do recém-nascido), hipoglicemia no momento do nascimento e obesidade na vida adulta.
Por causa dessas complicações, a médica destaca a importância de medidas para o controle do peso na gestação, incluindo a prática de atividades físicas e cuidados com a alimentação.
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas/ Abran. Press release.

Exercícios de alto impacto e treinos contra a resistência com maior intensidade são liberados com restrição somente àquelas mamães que já eram acostumadas a fazê-los antes da gestação de forma sistemática. Já as caminhadas e o PILATES (mais em http://flexuspilates.blogspot.com/2009/06/pilates-na-gestacaoquando-iniciar.html#comments) são muito indicados pelos especialistas. A alimentação deve ser balanceada e equilibrada, com carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Frutas, legumes, verduras e cereais integrais são importantes. O sal, o açúcar e a gordura devem ser ingeridos em menor quantidade. Além disso, a grávida deve ingerir bastante água e as refeições devem ser fracionadas em uma média de seis vezes ao dia.

Um comentário:

  1. Fe fala mais sobre os exercícios de pilates na gravidez! É ótimo quendo você fala de gravidez!

    ResponderExcluir