quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VOCÊ TEM DOADO SANGUE ULTIMAMENTE?

Você costuma doar seu sangue? Hoje é um bom pretexto para começar, 25 de Novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Essa prática humanitária é livre de qualquer risco ao doador, muito pelo contrário, estimula a produção de mais células sanguíneas no corpo do doador. Então, além de salvar vidas, estará fazendo bem a si mesmo.

Doar sangue é rápido, fácil e sem riscos. Uma doação normal dura cerca de 20 a 30 minutos e é praticamente indolor.

Os Bancos de Sangue de Maringá estão sempre precisando de doadores para manter os atendimentos. O Banco de Sangue do Hospital do Câncer, por exemplo, precisa de pelo menos 35 doações diárias, porém, recebe 20, em média. “Sempre falta sangue”, revela Luciana Pereira da Silva Maciel, assistente social da entidade.

Então, se você tem 18 a 65 anos e pesa mais de 50 kg, faça sua contribuição!

Homens podem fazer doações de três em três meses. Mulheres, por causa da perda mensal de sangue menstrual, de quatro em quatro meses.
Antes da coleta, o doador precisa passar por uma entrevista. Ali, um médico vai fazer uma avaliação física e perguntar sobre hábitos, doenças e medicamentos que estão sendo tomados para decidir se a pessoa pode doar sangue. A doação pode ser negada se houver sinais de gripe, infecções ou hipertensão, se a pessoa tiver passado por uma cirurgia a menos de 30 dias, se tiver feito piercing ou tatuagem a menos de um ano ou se estiver tomando algum remédio específico. Em troca da doação, além de ajudar uma pessoa em necessidade, o doador recebe em casa diversos tipos de exames, inclusive o teste de HIV e hepatite B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário