sexta-feira, 26 de junho de 2009

POR QUE DORMIMOS MAIS NO INVERNO?

O inverno chegou, o frio está aumentndo e o sono também. Mas não pense que este comportamento se deve simplesmente e somente pela preguiça, trata-se de uma adaptação do nosso corpo ao clima. No frio, o metabolismo fica menos acelerado e a claridade baixa (dias mais curtos e noites mais longas), então o organismo fica mais cômodo quando se está dormindo, apesar de a necessidade de sono e vigília continuar o mesmo.

O tempo de sono de um adulto jovem pode variar de 5 a 10 horas, embora haja uma média de 8horas para a maioria, depende da individualidade de cada um. Essa necessidade de sono vai diminuindo com o avanço da idade. Por exemplo, enquanto os recém nascidos precisam em média de 16horas de sono, um adulto jovem necessida em torno de 8horas. Tal fato se deve ao processo de restauração e reconstituição que o nosso corpo realiza durante o sono. Como os bebês estão em fase de desenvolvimento e crescimento, precisam de mais tempo para aumentar e reconstituir as células do que um adulto, por exemplo, que somente precisa "manter" suas células.

Durante o sono profundo, ainda ocorre a síntese de enzimas e hormônios importantes, como a serotonina e o GH (crescimento) em crianças e adultos jovens. O sono ainda recupera e reconstitui as atividades nervosas (principalmente concentração, reflexos e rapidez de respostas) e o corpo após um exercício físico, por isso é importante que se mantenha uma prática saudável de sono para um bom rendimento físico e intelectual.

Mas vale ressaltar que o que vale é a qualidade e não a quantidade de sono.

5 comentários:

  1. hahaha ahhh acho que em alguns casos é preguiça mesmo viu

    ResponderExcluir
  2. sono?sou phd! falem comigo kakaka

    ResponderExcluir
  3. muito interessante o blog do flexus, parabens!
    e nao esqueci da aula que vce prometeu hein!ok, eu sei, vou te ligar hehe dai agente ja marca a aula que eu te prometi ne hahahaha nem me olha com essa cara ae q eu ja sei que vce ta fazendo hahahah
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Add o Flexus no meu msn, me aceita!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pratico o Pilates há 5meses e foi A descoberta da minha vida! Nesse pouco tempo estou mais tranquila, mesno anciosa, não me estresso tanto com o trabalho, mais disposta, e o melhor de tudo é que perdi 5cm de cintura (e vou perder mais!) e tanto a barriga quanto a perna estão bem mais durinhas!
    Sem sombre de dúvida vejo muito mais RESULTADOS no Pilates do que na musculação e academia que fiz por 2 anos.
    Façam mulheres, vocês vão amar!

    ResponderExcluir