terça-feira, 2 de junho de 2009

PREVENÇÃO DAS QUEDAS NA 3 IDADE ATRAVÉS DO PILATES


Com o processo do envelhecimento, ocorre a diminuição progressiva de várias capacidades físicas importantes para a realização das atividades da vida diária, ou seja, que garantem qualidade de vida. O equilíbro, a força e a flexibilidade são algumas dessas variáveis fundamentais à capacidade de manutenção da postura estável, e que uma vez diminuídas de forma considerável, a probabilidade de quedas na população idosa se eleva. O que é preocupante, tanto pela freqüência, quanto pelas consequências em relação à qualidade de vida. A queda em um idoso provoca fraturas, medo de voltar a cair e conseqüente abandono das atividades da vida diária, imobilização e modificação dos hábitos de vida, e em casos extremos até amputação de membros e morte (devido à fragilidade dos ossos e dificuldade de cicatrização, esta última comum em diabéticos).

Alguns cuidados simples são primordiais, como: a revisão e adequação dos medicamentos pelo médico, retirada de tapetes, evitar degraus nos domicílios, colocação de barras de segurança nos cômodos do domicílio, principalmente nos banheiros. Outra forma de minimizar as perdas decorrentes do envelhecimento e conseqüentemente as quedas é a prática de exercícios físicos. A literatura é unânime quanto aos benefícios de um exercício físico bem orientado e balanceado para a terceira idade. O Pilates é uma boa indicação como prevenção de quedas em idosos, já que o método enfatiza a melhoria da força muscular, equilíbrio e flexibilidade. Os movimentos suaves do pilates fazem com que a prática seja cada vez mais recomendada para a terceira idade.

3 comentários:

  1. Muiitooo fffvvvrrrrriiioooo.... alguem quer tomar sopa comigo?

    ResponderExcluir
  2. eu queroooo!! sabe onde tem sopa boa em mga? sou moh perdida aqui neh vc sabe!

    Quem quiser tomar sopinha com a gente posta aquii!!! (achou q eu ia falar "põe o dedo aqui q jah vai fechar"? ahahahha...saaaaiiiii)

    ResponderExcluir