quarta-feira, 24 de junho de 2009

PILATES NAS DORES E PATOLOGIAS COMUNS EM DENTISTAS


A odontologia é uma profissão que expõe o cirurgião dentista a longos períodos de estresse físico e psíquico resultando em dores e possíveis patologias osteomusculares (DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Estudos classificam os profissionais de odontologia entre os que mais se afastam do trabalho por incapacidade temporária ou permanente, sendo cerca de 30% das causas de abandono prematuro da profissão.

Existem fatores que contribuem para esse fato: falta de intervalos entre atendimentos, falta de alongamentos e repousos, longa jornada de trabalho, a pressão sobre o profissional em seu ambiente de trabalho, falta de exercícios físicos, movimentos repetitivos, uso do mesmo grupo muscular para manter a posição de trabalho e principalmente posturas inadequadas para a execução das tarefas. As regiões mais acometidas pelo DORT em cirurgiões dentistas são: pescoço, punhos, mãos, ombros e região da coluna cervical e lombar.

O MÉTODO PILATES tem sido uma alternativa de condicionamento muscular procurado por muitos profissionais da área para a manutenção da boa postura, prevenir lesões, manter seu corpo saudável e mais resistente. A incorporação do método nos exercícios de solo e aparelhos permitirá que o praticante tenha um padrão postural melhor; aumente a flexibilidade e força de forma global; potencialize a coordenação motora e consciência corporal. O músculo alongado e resistente produz força com menor fadiga e transfere menor carga às junções miotendíneas e osteotendíneas (estruturas anatômicas dos músculos), prevenindo lesões.

Para esse público, é preciso enfatizar os grupos musculares estabilizadores da coluna, cintura escapular e membros superiores, já que assumem posições estáticas por um longo período. A respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método para existir uma conexão entre mente e corpo, dissipando tensões e stress, melhorando a disposição do dia-a-dia.

O método não possui contraindicação e pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e todos os níveis de condição física, desde o sedentário, até o atleta de alto nível.

4 comentários:

  1. os dentistas sofrem, mas muitas outras profissoes tambem tem seus vicios de postura. O pilates tem resolvido bastante os casos de meus amigos e o meu (trabalho sentada o dia todo). Obrigada Feeeeeeerrrrr!!

    ResponderExcluir
  2. "É uma lucidez vazia, como explicar?
    assim como um cálculo matemático perfeito
    do qual, no entanto, não se precise(...)"
    LUV YA

    ResponderExcluir
  3. Ana: Fico muito feliz em poder contribuir com sua qualidade de vida Aninha! Até a aula! Beijo lindona!

    Luiz Paulo: (_*_) =P =******* skype me cabeção

    ResponderExcluir
  4. Ah agora está exlicado poruqe a Gi está sempre estressada hahahaha Fer leva ela pro Pilates vai

    ResponderExcluir