segunda-feira, 15 de junho de 2009

PILATES PARA ATLETAS

O Pilates tambem é muito indicado àqueles que visam rendimento no esporte. Muitos preparadores físicos vem inserindo o método como parte do treinamento tanto para reabilitar, prevenir e otimizar os resultados de seus atletas. Tudo isso, pois o Pilates, entre outros benefícios, proporciona equilíbrio muscular, consciência corporal, além de aprimorar a respiração de forma considerável na performance. Assim, se dão padrões de movimentos mais eficientes, e a energia será canalizada estritamente às ações que interessam e por um período mais prolongado. É possível observar um aumento da potência e da resistência muscular, diminuindo os movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões.

O Pilates tem como base o fortlecimento da parte central do corpo - CORE (abdome, complexo lombar pélvico dos quadris: músculos de sustentação da coluna) para o desenvolvimento do treinamento, pois é de onde parte a força de estabilização do corpo e movimento, absorvendo impactos. Partindo do Core, os exercícios são realizados de forma holística, de acordo com a especificidade do esporte e a individualidade do atleta, reproduzindo movimentos do esporte em questão através do princípio da transferência.

Procure um profissional de Educação Física qualificado que trabalhe com Pilates, pois estará apto a prescrever exercícios mais adequados.

5 comentários:

  1. Hoje vai estar um pessoal que faz pilates no Flexus lá no Jungle Juice, lá pelas 21h. Quem quiser compareçam! Venham dar risada!
    Aquele abraço (por tras):
    Edson Thomas (não venham com trocadilhos)

    ResponderExcluir
  2. Para quem não sabe, o Jungle fica na Tiradentes, na frente de uma igreja, e do lado do king pizza

    ResponderExcluir
  3. eu vou! entra no msn do estudio q estamos discutindo la! flexus.studiopilates@gmail.com

    ResponderExcluir