quarta-feira, 17 de junho de 2009

PILATES NA GESTAÇÃO:QUANDO INICIAR?

Continuando o bate-papo sobre gestação e Pilates, vamos falar um pouco sobre uma grande dúvida que acaba gerando insegurança nas futuras mamães: Qual o período da gestação se deve iniciar o Pilates para que a mãe e o bebê estejam seguros ?

Para as mamães que não estão acostumadas a fazer exercícios físicos, o início da gravidez não é o melhor momento para iniciar. Neste caso, espere até o terceiro mês de gestação e então busque orientação com um profissional para começar a mexer o corpo. Porém no primeiro trimestre aulas de alongamentos e relaxamentos são bem vindas.
Para as mamães ativas que já faziam algum tipo de exercício regularmente antes da gravidez, é interessante que mantenham a atividade regular, porém com algumas adaptações, como por exemplo, evitar instabilidades severas e tempo prolongado deitada. As adaptações variam de acordo com a individualidade, característica da gestante e período da gestação. Entretanto, é importante ressaltar que é fundamental consultar seu médico e solicitar um laudo médico autorizando ou não a prática de exercícios, bem como o período de gestação ideal para o início da mesma, já que algumas pessoas podem precisar de mais cautela quando se dá uma gravidez de risco, como por exemplo, as que tiveram histórico de aborto, descolamento de placenta, entre outros.

Uma vez liberado o exercício, procure sempre um profissional de Educação Física qualificado para uma orientação específica, eficiente e segura. O exercício, quando prescrito de forma correta, proporciona inúmeros benefícios os quais mãe nenhuma deveria de abdicar (confiram os benefícios que o Pilates proporciona às gestantes no post do dia 8 de Junho).

E LEMBRE-SE: GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA! Desfrute cada momento desse período tão especial.

9 comentários:

  1. Muito legal o post! Derrubar mitos né!
    Fer tava muito legal Terça,vamos fazer mais encontros do Flexus né!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Na apresentação do Blog está escrito que pode fazer fofoquinhas né!!! Então vou fazer uma, pela metade, só para instigar kakakakakaka
    Vi uns aí se beijando na saída do Jungle...kakakakakka
    Que maldade...adoooorrro!! kakaak

    ResponderExcluir
  3. Não sei de nada!
    Só que quem eu quero não me quis =~~~~(
    ...
    hxuahxuhaxua scanagem

    ResponderExcluir
  4. Ferrrrr vou levar um cd pra colocar na aula blzinha?
    beijoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. ahhhh nããão hein, vcs tratam de marcar no sabado a proxima
    =s

    ResponderExcluir
  6. Vamos combinar denovo sabado a tarde?

    ResponderExcluir
  7. A Fer vai trabalhar esse fimdi! E a profi tem q ir senão não rola né!

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal!!! Tb adorei terça, concordo com a Ro, temos que fazer mais vezes! Pelo pedido do nosso amigo Rapha e mais algumas pessoas que não puderam ir, vamos marcar no fim de semana também!!! Mas iiiiiiiinnnfelizmente amanhã não vaidar, como o Leo disse, vou estar trabalhando. Mas geeeeeeeeeeeennnnteeee do céu!!! Vão vocês, se joguem e depois me contem!
    E...não vi ninguém se bjando hehehehe por favor me contem a fofoca!

    Beijo crianças, bom fimdi para vocês e juíííííízooo na cachola! ;**

    ResponderExcluir