segunda-feira, 1 de junho de 2009

IMPORTÂNCIA DO PILATES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


Durante a infância e principalmente na adolescência ocorre um esforço de adaptação ao corpo e uma reflexão de comportamento corporal, já que é uma fase de intensas transformações. Por isso, o corpo, entre outros fatores, deve receber atenção especial.

Quando a consciência corporal é estimulada de forma plena e os músculos são alongados e fortalecidos de forma saudável, o adolescente enfrenta os desafios característicos dessa etapa da vida com mais equilíbrio, com menos risco de fraturas e doenças, além de se tornar um adulto mais saudável e sem dores.

Para tal, o Pilates se faz presente de forma bastante eficiente e segura, uma vez que auxilia, aprimora e desenvolve os aspectos morfofisiopsicológicos, conduzindo a um aperfeiçamento do potencial físico determinado pela genética e a um adestramento do indivíduo para um melhor aproveitamento de suas possibilidades. Desta forma, a criança e o adolescente estará estruturado para descobrir a pluralidade e a riqueza de movimentos que o seu corpo lhe possibilita, já que estão em uma fase de maturação física e aprendizado motor intensos. Sem contar que se inicia, desde já, uma estruturaçao dos músculos que sustentam a postura, prevenindo desvios e vícios posturais comuns nos tempos modernos, muitas vezes acompanhados de dor devido ao encurtamento muscular. E como se não bastasse, os princípios da concentração e respiração, presentes no método, também geram melhora do humor, redução do estresse e aumento da auto-estima.

Assim como a criança precisa desenvolver seu intelectuo e sua inteligência emocional, é fundamental que também estimule seu "repertório"/seus padrões de movimentos, extremamente importantes para uma vida longa e com qualidade.

2 comentários: