segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
FELIZ NATAL E UM 2010 SENSACIONAL!
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
SACROILEÍTE: TRATAMENTO E PREVENÇÃO ATRAVÉS DO PILATES

FIQUE ATENTO:QUANTIDADE CORRETA DE FILTRO SOLAR

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
CHECK UP DO HOMEM: PSA E TOQUE DE PRÓSTATA

- Homem com menos de 40 anos, se apresentar algum sintoma ou por recomendação médica.
- Homem a partir dos 40 anos, que tenha história de câncer de próstata na família.
- Homem a partir de 50 anos.
- Níveis perigosos de LDL ("colesterol ruim"): acima de 160.
- Limite: 130-159.
- Meta para pessoas em alto risco abaixo de 95.
- Níveis perigosos: acima de 200.
- Níveis desejáveis: abaixo de 200.
- Meta para pessoas em alto risco abaixo de 70.
- Eletrocardiograma - Mede a atividade elétrica do coração.
- Esteira ou teste de stress - Registra as batidas do coração durante o exercício.
- Rastreamento nuclear - Mostra possíveis áreas danificadas do coração.
- Angiocoronariografia - Examina as artérias coronárias.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
PILATES PARA A DISCITE

terça-feira, 1 de dezembro de 2009
PREVINA-SE: CANCER DE PELE

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
VITAMINAS DO COMPLEXO B NO ESPORTE
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Compreende diversas substâncias que se diferenciam em sua estrutura química, em suas ações biológicas e terapêuticas e no teor de suas necessidades nutricionais. A característica em comum é que são hidrossolúveis e que suas fontes habituais são representadas por carnes, cereais, sementes, entre outros.Essas vitaminas ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. Atuam geralmente como parte de coenzimas para participar com as enzimas, do início e do controle de vários processos metabólicos, especialmente aqueles relacionados ao metabolismo energético. Uma enzima não pode funcionar sem sua coenzima específica. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade.
Vitamina B1 (Tiamina): Melhora a circulação e ajuda a produção de ácido clorídrico, a formação de sangue e o metabolismo de carboidratos. É importante para o sistema energético, crescimento e capacidade de aprendizado, sendo também necessária para a tonicidade muscular normal dos intestinos, estômago e coração. Os atletas com aumento do gasto energético podem ter suas necessidades totais de tiamina aumentadas. A deficiência desta vitamina pode causar aumento nos níveis de lactato do sangue mesmo com a ingestão adequada de carboidratos, comparando com indivíduos bem nutridos. Atua na formação de energia, sendo a coenzima nas reações que implicam na remoção de dioxido de carbono.
Vitamina B2 (Riboflavina): É necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Vitamina B6 (Piridoxina): Muitas reações do metabolismo geral são dependentes da piridoxina. É importante tanto para a saúde física quanto a saúde mental.
Vitamina B7 (Colina): É necessária à transmissão nervosa, regulação biliar e funcionamento do fígado. Minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda a produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina o funcionamento do cérebro e memória ficam prejudicados.
Vitamina B8 (Biotina): Ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e utilização das vitaminas do complexo B. Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.
Vitamina B9 (Ácido Fólico): Considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias.
Fonte:RG Nutri 24/11/2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
VOCÊ TEM DOADO SANGUE ULTIMAMENTE?
Você costuma doar seu sangue? Hoje é um bom pretexto para começar, 25 de Novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Os Bancos de Sangue de Maringá estão sempre precisando de doadores para manter os atendimentos. O Banco de Sangue do Hospital do Câncer, por exemplo, precisa de pelo menos 35 doações diárias, porém, recebe 20, em média. “Sempre falta sangue”, revela Luciana Pereira da Silva Maciel, assistente social da entidade.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
DEPOIMENTO: PORTADOR DE PARKINSON QUE TEVE A VIDA MUDADA PELO PILATES
Eu fui diagnosticado com doença de Parkinson em 2004, com 53 anos. No início meus sintomas eram muito suaves. Entretanto, desde então, eu desenvolvi uma severa akinesia, (perda da função motora normal, resultando em dano do movimento muscular) no meu braço e mão esquerdos. O maior impacto que o Parkinson teve em minha vida foi a aposentadoria antecipada, aos 55. Basicamente eu quis viajar com minha esposa antes que eu me tornasse totalmente incapacitado.Fonte: www.pilates.com- Balanced Body -Phsio Pilates News
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
EFETIVIDADE DO PILATES NO TRATAMENTO E PÓS-TRATAMENTO DA ESTENOSE ESPINHAL
Na medida em que a coluna vertebral envelhece, fica propensa em apresentar degenerações e traumatismos, sobretudo nos discos intervertebrais, cartilagens e ligamentos das articulações. Essas e outras modificações podem conduzir à Estenose Espinhal, doença degenerativa da coluna vertebral caracterizada pelo estreitamento do canal vertebral. Quando esta se dá na coluna cervical ou na dorsal, pode haver compressão medular e/ou radicular; e na região lombar pode ocasionar compressão de raízes da cauda eqüina. Já, quando acontece nos forames intervertebrais pode causar compressão radicular em qualquer altura da coluna ve
rtebral.
rocessos de degeneração podem se iniciar a partir dos 30 anos de idade. Mas, devido à sequelas de traumas, doenças inflamatórias degenerativas ou má formação congênita, o indivíduo pode vir a desenvolver a doença mais jovem. Independente do tratamento, a orientação e informação ao paciente é fundamental. O PILATES participa em todo o processo do tratamento e manutenção no pós-tratamento de forma muito efetiva. O método atua na orientação, informação, condicionamento físico, postural e mental, promovendo a saúde do corpo e mente. O aluno desenvolve o auto-conhecimento e consiência corporal, excelentes pilares para a qualidade de vida, principalmente quando se fala em atividades da vida diária. O aluno se condicionará e saberá como manter uma postura correta e ergonômica ao seu dia-a-dia. Além de manter o corpo forte, flexível e estável atuando na prevenção de novas crises. O aluno desenvolve padrões de movimentos mais eficientes em prol da economia de energia para evitar tensões e sobrecarga nas articulações, prevenindo lesões e novas crises. O PILATES também auxilia no processo de emagrecimento (combinado a outros fatores), importante para diminuir a carga sobre as articulações, sobretudo na região lombar. Durante a fase aguda e dor intensa, o repouso pode ser indicado, porém, mas não é obrigatório e não interfere no resultado.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
EVITE O EXCESSO DE PESO NA GRAVIDEZ

De acordo com especialistas, o ganho de peso na gravidez é normal, mas ocorre com mais intensidade nas mulheres que já estão acima do peso no momento da concepção. "A mulher deve ganhar de nove a 12 quilos ao longo de toda a gestação", explica a médica. "É necessário que o ganho de peso seja gradual. É possível que o metabolismo fique mais lento durante a gravidez, mas este também pode aumentar devido à demanda energética do feto".
O acúmulo de gordura pode trazer complicações para a saúde da gestante e do bebê. Para a mãe, os principais riscos são hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias (problemas de colesterol ou triglicérides), trombose venosa profunda, riscos cardiovasculares e limitações respiratórias. No feto, o peso elevado da mãe pode alterar o seu desenvolvimento, causar macrossomia (excesso de peso do recém-nascido), hipoglicemia no momento do nascimento e obesidade na vida adulta.
Por causa dessas complicações, a médica destaca a importância de medidas para o controle do peso na gestação, incluindo a prática de atividades físicas e cuidados com a alimentação.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
FLEXUS NO LENTE ABERTA: VERÃO
Esse mês, no programa "Lente Aberta", estamos abordando o PILATES como um fantástico método também para o condicionamento físico e estética. Com o verão próximo e a temperatura já lá no alto, a preocupação com a forma física chega ao auge. Então, toda semana estaremos demonstrando alguns exemplos de exercícios eficientes para esses fins. Sempre enfatizando que todo exercício precisa de supervisão e prescrição de um profissional do exercício capacitado.quinta-feira, 12 de novembro de 2009
ESTRESSE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PODE ALTERAR OS GENES E AFETAR O COMPORTAMENTO
Um estudo alemão recentemente publicado na revista científica Nature Neuroscience indica que o estresse nos primeiros anos de vida pode ter um impacto significativo nos genes, podendo resultar em problemas de comportamento. A partir de testes com ratos, os cientistas descreveram que os pequenos estressados produzem hormônios que modificam os genes, o que afetaria o comportamento ao longo da vida.No estudo, os pesquisadores separaram os filhotes das mães três horas por dia durante dez dias. "Foi um estresse muito leve, e os animais não foram afetados em nível nutricional, mas eles se sentiram abandonados", explicaram os autores. E eles notaram que aqueles que haviam se sentido dessa forma no início da vida eram menos capazes de lidar com situações estressantes ao longo da vida, além de apresentarem pior memória.
De acordo com os autores da pesquisa, esses efeitos são causados por "mudanças epigenéticas", em que a experiência estressante muda o DNA de alguns genes. E esse processo ocorreria em dois momentos: quando os filhotes são estressados, produzem altos níveis de hormônios do estresse; e esses hormônios "ajustam" o DNA de um gene que codifica um hormônio específico do estresse chamado vasopressina. "Isso deixa uma marca permanente no gene da vasopressina", explicou o cientista Christopher Murgatroyd, destacando que "esse gene é programado para produzir altos níveis desse hormônio ao longo da vida".
Na pesquisa, os cientistas mostram que esse processo envolvendo a vasopressina está por trás de problemas de comportamento e de memória. Quando eles deram, aos ratos adultos, drogas que bloqueavam os efeitos do hormônio, o comportamento dos roedores voltou ao normal.
Os autores acreditam que os resultados dos testes com ratos possam ser replicados em humanos, e eles já estão investigando como o trauma na infância pode levar a problemas como depressão. "Há forte evidência de que adversidades como abuso e negligência durante a infância contribui para o desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como a depressão", destacaram. "Isso ressalta a importância do estudo de mecanismos epigenéticos nos distúrbios relacionados ao estresse".
Fonte: BBC News.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
O DIAFRAGMA NA RESPIRAÇÃO DO PILATES
a pelo diafragma, a musculatura que envolve o esôfago se dá o esfíncter que retém o suco gástrico no estômago. segunda-feira, 9 de novembro de 2009
SACOLAS PLÁSTICAS:REDUZA, REUTILIZE E RECICLE
Veja o vídeo a cima. A produção fica a desejar, mas se atentem nas informações e conscientíze-se!
Na proteção e conservação do meio ambiente, o consumidor é essencial, praticando o consumo consciente e destinando corretamente as sacolas plásticas VOCÊ fará toda a diferença na natureza.
REUTILIZE
Desta forma, você estará dando uma nova vida para a sacola, após reciclada ela se transforma em outros produtos, tais como: balde, vassoura, saco de lixo, entre outros, para isso:- pratique a coleta seletiva, separe todos os materiais recicláveis;
Praticando a Coleta Seletiva e destinando os materiais para a reciclagem, você está ajudando o meio ambiente e gerando emprego e renda.
sábado, 7 de novembro de 2009
DRIBLANDO O ESTRESSE ATRAVÉS DO PILATES
O universo feminino com certeza tem sido drasticamente modificado ao longo dos anos: são muito comuns mulheres que conduzem carreiras profissionais, acumulam tarefas domésticas, cuidados com a família, estudo e desenvolvimento profissional. Mas tantas demandas acabam influenciando no surgimento e no agravamento dos níveis de estresse nas mulheres.O psiquiatra Milton Cots Filho, ressalta que é possível levar uma vida agitada e controlar o estresse. “A mulher consegue controlar seus níveis de estresse, mesmo levando uma vida agitada. Para isso, é necessário que ela adéqüe suas atividades com o ritmo de vida, com seu organismo”, fala o psiquiatra.
Para as mulheres, em meio a tantas tarefas, é necessário tentar levar uma vida mais regada e evitar situações que têm uma carga emocional muito forte. “A mulher precisa ter momentos de lazer, momentos de relaxamento que ajudem a combater o estresse”, diz o Dr. Milton Cots.
(simultânea à contração da parte central do corpo) está presente em toda a aula, conduzindo a um equilíbrio entre mente e corpo. Assim, o aluno, ao invés de sair exausto da aula, sai renovado e revigorado.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
INSPIRE-SE NOS FAMOSOS QUE TAMBÉM FAZEM PILATES, E CORRA PARA O FLEXUS!
Debora Secco, Luiza Brunet, Carolina Dieckmann, Iran Malfitano... até os famosos não largam mais o PILATES!
domingo, 1 de novembro de 2009
PILATES: ESSENCIAL PARA QUEM TEM ESPONDILITE ANQUILOSANTE
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
NIVEL ESCOLAR DOS IDOSOS PODE INFLUENCIAR NA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
A capacidade de pessoas idosas reproduzirem movimentos que proporcionam independência de locomoção na terceira idade pode estar intimamente ligada ao nível de escolaridade. Os resultados são de uma pesquisa realizada no Laboratório de Aprendizagem Motora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com pessoas acima dos 60 anos (homens e mulheres) e alfabetizadas.segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O PILATES NA ESPONDILÓLISE
Espondilólise é uma espondilose (alterações degenerativas de uma vertebra) que se refere a uma lesão da região posterior da vértebra por uma falha anatômica que provoca a descontinuidade dos pares interarticulares, podendo ser uni ou bilateral e estar associada ou nao a espondilolistese, apresentando graus variados de separação. Trata-se de uma lesão de origem indeterminada se acredita ser causada por fratura por estresse na pars interarticularis, que é vulnerável a forças repetitivas de flexão, extensão e rotação. Normalmente ocorre em atletas ou esportistas que já possui uma pré disposição anatômica no pedículo da vértebra (congêito), como uma soldadura incompleta, que com a prática esportiva, acaba se rompendo e resultando em uma espondilolistese.O indivíduo pode não sentir nenhum sintoma, pode ter dores na região afetada de pequena intensidade (diagnóstico é difícil) ou também há a possibilidade de a dor ser forte e incapacitante. A vértebra mais freqüentemente acometida é a L4 e a L5. O diagnóstico pode ser feito através de radiografias e tomografias que visualizam esse pedículo. Quando o grau de espondilolistese é máximo (L5 encontra-se completamente à frente do sacro) pode ser chamada de espondiloptose. Se o problema não for diagnosticado precocemente ou não for tratado adequadamente, a fratura pode não consolidar, evoluindo para dores recorrentes e, à longo prazo, pode gerar um escorregamento progressivo entre vértebras (espondilolistese), com piora do quadro doloroso e eventualmente compressão neurológica, cujo tratamento é muito mais difícil e prolongado.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
NOVO PARCEIRO DO FLEXUS: COOPERCRED
terça-feira, 20 de outubro de 2009
RECICLE O PLÁSTICO
Assistam esse vídeo. É bem educativo e explicativo quanto ao processo de reciclagem do plástico, e como contribuir no nosso dia-a-dia. Vamos fazer a diferença!
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
BENEFÍCIOS DO PILATES À ESPONDILOLISTESE
A coluna vertebral é facilmente acometida por diversas patologias, sendo que 5% da população geral, são afetados por lesões espondilolíticas, as quais ocorre com maior freqüência ao nível de L5-S1 (Cailliet, 2001).
A espondilolistese degenerativa ocorre em adultos e idosos, pois é provocada pelo desgaste das articulações facetárias, como parte do quadro de degeneração da coluna.
O FLEXUS PILATES se dedica em estudar caso por caso, a fim de cuidar do aluno na sua essência. Mas, no geral, em casos de espondilose, o FLEXUS PILATES visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco e vértebras, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro; a fim de otimizar os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação.


