quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COM "UM POR DIA" SE VAI LONGE!

Para mostrar como é simples ter uma atitude mais responsável, o internauta Andre Andreazzi, autor do blog Um Por Dia, mostra simples ações que podem ajudar o nosso planeta a ter um futuro melhor! Veja:

1. UM lixo no lixo POR DIA: durante seu dia, recolha um único lixo que estiver no chão e jogue numa cesta de lixo, só um já é o bastante. Isso fará com que o lixo seja tratado evitando outros impactos.
2. UM item reciclado POR DIA: envie para a reciclagem um item de todo o lixo gerado em sua casa.
3. UM km de combustível POR DIA: em seus trajetos de carro, procure economizar um quilômetro por dia onde você pode ir andando ou de bicicleta. Isso ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
4. UM minuto de água POR DIA: desligue a água um minuto antes ou em pequenos intervalos onde normalmente ela estaria correndo sem necessidade.
5. UM minuto de energia elétrica POR DIA: ligue as luzes de casa um minuto mais tarde, use a televisão por um minuto a menos ou ainda desligue o chuveiro um minuto antes.
6. UM saco plástico a menos POR DIA: durante o seu dia, utilize um saquinho plástico a menos, mesmo que você esteja comprando alguma coisa e o vendedor lhe oferecer um. Não aceite ou acumule as compras numa mesma sacola.
7. UMa fruta POR DIA: substitua um produto industrializado por uma fruta durante seu”lanchinho”. Comendo a fruta você produz menos lixo e ainda, o lixo produzido é biodegradável. E o mais importante, lhe fará bem a saúde.
8. UMa bateria POR DIA: ao utilizar equipamentos que possuam bateria, carregue-a até sua capacidade máxima e desplugue o equipamento da tomada até que a carga termine.
9. UMa ideia POR DIA: passe as ideias vistas aqui para uma pessoa, mas sem tentar convencê-la. As pessoas vão aceitar ou não. Só passe a ideias da forma que você achar melhor e deixe que apessoa faça seu próprio julgamento.
10. UM cigarro POR DIA: deixe de fumar um cigarro por dia. Escolha uma das horas em que você costuma fumar e não fume, só uma vez no dia. Além de ajudar sua saúde, você deixa de gerar a bituca de cigarro e deixa de gerar a fumaça.

Bacana, não? Com o tempo, você pode a tomar DUAS atitudes sustentáveis por dia… e depois três… e quatro…
E então? Que simples ações você faz no seu dia a dia que para ajudar a Terra. Deixe um comentário com a sua sugestão ou então envie sua própria dica para nós!
Fonte:Ecoprático

Um comentário: