quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TRATANDO A SINOVITE TRAVÉS DO PILATES

A Membrana sinovial é uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões, cápsulas articulares e bursas sinoviais. É composta por células sinoviais que produzem o líquido sinovial, um gel viscoso transparente que lubrifica as estruturas as quais recobre, sobretudo as articulações, além de secretarem também mucopolissacarídeos e pequena quantidade de proteínas de alto, e prover a nutrição de aproximadamente dois terços da cartilagem articular avascular margeando o espaço articular.
Quando ocorre inflamação de uma membrana sinovial, se da a sinovite. Os sinais característicos incluem a presença de liquido na articulação, espasmo, dor muscular e limitação do movimento. Cracteriza-se pelo intumescimento flutuante devido ao derrame dentro de um sacro sinovial. O traumatismo dirigido à uma articulação (como golpe, distensão, torção), qualquer movimento forçado além da amplitude normal de movimento, ou o uso excessivo de uma articulação anormal pode resultar em sinovite, se o traumatismo for suficientemente grave para produzir uma lesão da membrana sinovial.

A primeira medida no tratamento da sinovite aguda é o repouso. A parte afetada deve ser mantida numa posição que permita o maior relaxamento dos músculos adjacentes. Como o traumatismo pode causar muitas vezes uma sinovite hemorrágica, a aspiração do líquido pelo médio, seguida de aplicação de calor, com envoltórios quentes, compressas úmidas ou calor infravermelho ou radiante, costuma ser suficiente para reduzir a dor e o espasmo muscular. A diatermia pode ser utilizada mais tarde; todavia, deve ser suspensa se ela produzir um agravamento do processo. Se houver uma grande perda do tonus muscular ou relaxamento dos ligamentos, a estimulação galvânica e farádica dos músculos afetados, bem como a massagem leve, ajudará a restaurar a integridade da articulação. O movimento é recomendado desde o inicio. A principio, deve ser passivo e muito leve e, mais tarde, ativo com aumento da amplitude. Para tal, o PILATES auxilia de forma sistematizada, progressiva e sempre respeitando os limites biomecânicos e se baseando na cinesiologia. O movimento e a articulação são reabilitados e a força e a flexibilidade são potencializadas, a fim de manter a função do membro e da articulação e prevenir possiveis reincidecias.

Um comentário:

  1. oi sou catiana sou de chapeco sc, tenho sinovite a mais ou menus quatro anos e estou em tratamento, ja fiz duas cirurgia sem resuntado sera que com o pilates eu posso ter algum resuntado?estou com medo pois não sei o que vazer,é sinovite vilonodular supurativa sera que tem como me ajudar.

    ResponderExcluir