segunda-feira, 20 de julho de 2009

QUAL É A SUA IDADE?

Hoje em dia encontramos pessoas que aparentam mais idade do que realmente têm e também o contrário. Uns envelhecem mais rápido e outros mais lentamente, dependendo da hereditariedade e do meio em que vivem. Quando escutamos relatos de doenças que tinham uma relação com a idade, tais como hipertensão arterial, derrame cerebral, infarto do miocárdio, entre outras, acontecerem em diferentes etapas da vida, podemos chegar à conclusão que a verdadeira idade de uma pessoa não é a cronológica, e sim da idade biológica. Esta, está relacionada com o corpo e sua vulnerabilidade mediante a sinais críticos e seus processos celulares. Com o passar de cada ano a idade fisiológica necessariamente não aumenta um ano, ela pode acrescentar muito mais que isso, pois o tempo biológico é diferente do tempo físico. Para alguns estudiosos o envelhecimento não é meramente o efeito acumulativo de doenças crônicas individuais e sim uma síndrome de identidade bioquímica e fisiológica, portanto passível de ser quantificada. Esta quantificação em forma de idade biológica não deve se concentrar apenas nas pessoas idosas, ela deve fazer parte de um procedimento habitual clínico e deve ser acompanhado desde os primeiros anos de vida, para que possamos ter tempo físico de agir preventivamente e assim melhorarmos a qualidade de vida enquanto envelhecemos.
É importante o conhecimento do poder que cada um de nós tem em modular nossa expressão genética e otimizar nossas funções orgânicas, com isso retardar o máximo o envelhecimento que nada mais é, que a perda progressiva de reserva funcional associada a maior incidência de processos patológicos. Quase todas as características associadas ao envelhecimento podem ser moduladas por fatores nutricionais, estilo de vida e ambientais. Os exercicios sem sombra de duvidas estao inlusos neste estilo de vida, sobretudo o PILATES que proporciona inumeros beneficios relacionado a qualidade de vida.

Conceitos dos diferentes tipos de idade:
1- Cronológica ou calendária - Ordenada de acordo com a idade do nascimento.
2- Biológica - Corresponde a idade que o organismo demonstra com base na condição biológica dos seus tecidos comparados com padrões; depende dos processos de maturação biológica e de fatores exógenos.
3 - Psicológica - Corresponde à idade da capacidade de adaptação às reações e à auto imagem dos indivíduos.
4 - Social - É determinada pela estrutura das sociedades.
5 - Funcional - Corresponde á idade que tenta relacionar as diferentes idades.
Classificação Gerontológica - OMS
Idade Adulta Jovem ou Juvenil - 15 à 30 anos
Idade Madura - 31 à 45 anos
Idade de Mudança ou Média ou Involução ou Envelhecimento - 46 à 60 anos
Idade do Homem mais velho - 61 à 75 anos
Idade do homem velho - 76 à 90 anos
Idade do homem muito velho - mais de 90 anos.

Classificação das Faixas Etárias para Atividade Física e Esportiva(Classificação - WINTER, 1977)
Adulta Precoce - 18 aos 30 anos - Relativa manutenção da capacidade esportiva-motora. No indivíduo treinado é a idade dos desempenhos máximos (exceção para esportes como a natação e ginástica) no indivíduo não treinado ocorre diminuição da velocidade.
Adulta Média - 30 aos 45 anos - Diminuição do desempenho esportivo, principalmente no aspecto coordenação e ainda na velocidade e resistência. A força ainda se preserva. No indivíduo treinado é possível uma certa preservação desses valores.
Adulta Posterior - 50 aos 70 anos - Maior redução da capacidade motora. Involução da velocidade, força e resistência no indivíduo treinado, enquanto no não treinado a involução é drástica.
Adulta Tardia - mais de 70 anos - Acentuada involução motora em todas as classes.

Um comentário:

  1. Oooiii profs adorei a nova arte ai de cima do blog!Como você faz?
    Ah, sexta estaremos de volta!Pode deixar nosso horario! Beijo amiga!

    ResponderExcluir