segunda-feira, 20 de julho de 2009

PILATES TAMBÉM PARA A TENDINITE

Os músculos são ligados aos ossos por estruturas fibrosas de tecido conjuntivo, os tendões. Normalmente, devido às repetições excessivas de um mesmo movimento (LER,DORT), lesões ou uma condição remática, é comum se dar uma inflamação no tendão, caracterizando a tendinite. A lesão pode acometer qualquer tendão, mas os locais mais afetados são: ombros, punhos, calcanhares e cotovelos.
Os sintomas incluem sensação de dormência, inchaço, sensibilidade em volta da articulação e dificuldade de realizar tarefas simples, que evoluem para dores muito fortes havendo a possibilidade de comprometer os movimentos da região afetada ou até resultar em incapacidade física.
O tratamento da tendinite objetiva o alívio da dor e a redução da inflamação. O repouso ou a imobilização dos tendões afetados ajuda na recuperação. E a aplicação de calor ou frio na região, bem como medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) podem reduzir a dor e a inflamação. Se a lesão for causada por excesso de uso, os hábitos devem ser modificados para prevenir a recorrência do problema e evitar o risco de calcificações no tendão. Diversifique os movimentos e inclua pausas entre o período destas ações repetitvas.

O PILATES pode tanto prevenir como agir sobre as consequências da tendinite. O padrão físico, postural e a região afetada serão analisados para que os músculos sejam fortalecidos e alongados de forma que permaneçam equilibrados e a lubrificação das articulações potencializadas, assim, o esforço e impacto nas articulações serão bastante amenizados, as dores estabilizadas, a rigidez diminida e os movimentos se encontrarão mais saudáveis. O fato de o método se basear em exercícios fluidos, suaves e holísticos a prática da prevenção e tratamento se torna mais segura e efetiva, sempre oferecendo o bem estar durante e após a prática.

8 comentários:

  1. Então! Depois do Pilates não sinto nenhuma dor no meu ombro com tendinite, INCRIVEL! Mas também não posso parar que volta tudo! Pilates para sempre!by Jux!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ferzinha passa seu msn!
    Beijo lindinha

    ResponderExcluir
  3. O Pilates salvou minha vó da depressão, acreditem!!!! Não tem quase nenhuma dor e por isso ficou independente, vai para todo lugar sozinha. Está mais feliz, já tem até um namorado!!!

    ResponderExcluir
  4. a tedinite é uma doença fácil de se tratar mas quando se adquire vc sofre muito então por isso cuidado ao fazer esforços e exercicios físicos

    ResponderExcluir
  5. Já venho tratando da tendinite há uns 3 meses, pois uso o computador 8hs por dia e não posso parar no momento.
    Fiz 20 seções de fisioterapia, quando tive alguma melhora, mas foi só parar que a tendinite voltou. Fiz aculpuntura que também aliviou um pouco, mas não resolveu.
    Entrei no pilates há poucos dias e já senti uma boa melhora. Pretendo agora incoporá-lo ao meu dia-a-dia por muito tempo, para que eu possa me livrar de vez ou pelo menos conviver melhor com essa tendinite.

    ResponderExcluir
  6. E quanto a valores?
    Me desculpe mas pouco sei do pilates.
    Mas lendo achei muito interessante, pois estou sofrendo ha 4 meses com tendinite em todo braço esquerdo.
    Não há remédio que me tire a dor , não aguento mais!! Minha pergunta então é esta: qto vou desembolsar p/ fazer o pilates?
    Me chamo Margarete

    ResponderExcluir
  7. Olá, Margarete!
    Você é daqui de Maringá mesmo?
    Poderia passar seu email para conversarmos?
    Abraço
    Fernanda Shimauti
    (Diretora e professora)

    ResponderExcluir