quinta-feira, 9 de julho de 2009

PILATES NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO

A hérnia de disco é uma patologia da coluna vertebral relacionada ao deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora de seu lugar. Mas antes, vamos entender os conceitos. Entre as vértebras temos os discos intervertebrais, cartilagens fibrosas que acompanham o formato das vértebras e tem como função amortecer impactos, amenizam atritos e permitir maior mobilidade entre as vértebras. Devido à força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios/desvios posturais, envelhecimento ou tipo de movimento realizado pelo indivíduo, o espaço entre essas vértebras diminui e o disco é pressionado e até desgastado. Quando este desgaste é muito grande pode ocorrer uma ruptura no anel, a parte externa do disco, deslocando o núcleo discal para fora. Geralmente esse fragmento do disco que escapa comprime alguma(s) raíz(es) do nervo ciático, causando dor em uma das pernas. Dores musculares, pela compensação postural, e formigamntos nos braços também pode acontecer.

Em muitos casos de comprometimento intenso da raiz nervosa, é indicado a cirurgia. Em outros, o tratamento da hérnia de disco pode ser através de mdicamentos que reduzem a dor e a inflamação, além de fisioterapia. Entretanto, muitos médicos vem indicando a prática de PILATES como parte do tratamento devido aos excelentes resultados que o método vem proporcionando a este público também.

O PILATES promove a estabilização da hérnia de disco, possibilitando uma vida saudável e sem dor. O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo - CORE - que inclui o complexo lombar pélvico dos quadris, ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura adequada. Desta forma, os sintomas que tanto incomodam tem uma melhora significativa, possibilitando as práticas das atividades da vida diária e profissional de forma satisfatória e segura.



6 comentários:

  1. Bom ter conhecimento sobre meu problema Professora! Fico mais consciente da importância do Pilates para meu dia-a-dia!Gostei mesmo! Continua escrevendo!
    BEIJÃO

    ResponderExcluir
  2. Não vai mais rolar nossos encontros de Pilatessssssss?

    ResponderExcluir
  3. Bom final de semana para todos!

    ResponderExcluir
  4. Profi hoje nossa turma vai ao cinema, vamos??? Me liga! bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Fer muito boa a aula ontem! me salvou (literalmente kkkkk)!
    Ótimo fimdi, teacher!

    ResponderExcluir