segunda-feira, 6 de julho de 2009

PILATES E OSTEOPOROSE

Avanço da osteoporose de acordo com a idade (Netter)

Osteoporose significa osso poroso. É uma doença que se dá por todo o esqueleto e se caracteriza pela baixa massa óssea, resultando em tecidos ósseos deteriorados e de má qualidade, fragilidade e susceptibilidade à fraturas. Os sintomas mais comuns são as dores acentuadas nas articulações, lesões de nervos e deformidades. Entretanto, na maioria das vezes, esses sintomas só se manifestam quando aparecem as fraturas e então a doença já se encontra em um estágio avançado. Por esse motivo, é considerada uma doença silenciosa.
As fraturas mais comuns são as do colo do fêmur, punho, vértebras e costelas, embora todos os ossos sejam vulneráveis. Os eventos do fêmur são bastante consideráveis, já que pode levar à incapacitação, dependência e até à morte. As fraturas das vértebras também representam quadros importantes, levando a alterações posturais e diminuição da altura.

O sexo feminino possui menor massa óssea comparado ao homem(em todas as idades), além de ter o processo de perda acentuado após a menopausa. Durante a infância e adolescência, a quantidade de massa óssea é aumentada devido ao processo de crescimento, até que se atinge o pico entre 30 e 39 anos e então se inicia a perda progressiva e contínua com o avanço da idade.

Fatores de Risco:
  • Idade maior que 65 anos em ambos os sexos
  • Sexo feminino
  • Histórico da doença na mãe
  • Climatério/menopausa
  • Menopausa precoce (antes dos 40 anos)
  • Fratura prévia
  • Raça asiática ou caucásica
  • Uso crônico com corticóide e anticonvulsivante
  • Reumatismo, sobretudo artrite reumatóide
  • Hipertireoidismo ou hormônio tireoideano em excesso
  • Imobilização prolongada
  • Dieta pobre em cálcio e vitamina D
  • Baixo Peso (Índice de Massa Corpórea menor que 19)
  • Deficiência de estrogênio
  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Sedentarismo

Diagnóstico:
A melhor forma de diagnosticar a osteoporose é pela Densitometria Óssea, exame radiológico que analisa a quantidade de massa óssea, indolor e rápido. Normalmente, a realização na coluna lombar e em todo o fêmur são suficientes, já que são as mais vulneráveis a fraturas. O resultado da coluna pode ser super-estimado devido a presença de cálcio em bicos de papagaios (osteófitos), ligamentos ou aorta. Nesse caso, é realizado um RX do perfil da coluna ou assume-se o resultado do fêmur, pois este tem uma margem muito pequena de erro.

Recomendação da realização da Densitometria Ósses, segundo o Consenso Brasileiro de Osteoporose:

  • Mulheres com mais de 65 anos
  • Homens com mais de 65 anos com fatores de risco
  • Mulheres com menos de 65 anos, na peri ou pós-menopausa, com os fatores de risco
  • Mulheres com menos de 45 anos com deficiência de estrogênio
  • Mulheres no período climatérico com fatores de risco
  • Indícios de osteopenia ou fraturas vertebrais detectados por radiografia
  • Monitoramento da evolução da doença e dos diferentes tratamentos disponíveis
  • Indivíduos com fratura por trauma
A prevenção ainda é a melhor opção:
Investir em um bom pico de massa óssea ainda é a melhor forma de prevenir a osteoporose, que apesar de depender da genética, podemos contribuir com uma alimentação rica em cálcio e vitamina D desde a infância e com a exposição moderada ao sol, já que está relacionada com a síntese de vitamina D e na absorção do cálcio. Na gravidez e amamentação, também é importante a ingestão de cálcio para a mulher e ao feto.
Os exercícios são fundamentais em todas as fases da vida, tanto para a prevenção quanto para o tratamento, não basta somente tomar cálcio.

PILATES x OSTEOPOROSE
O PILATES se mostra bastante efetivo e seguro para o tratamento da osteoporose através do estímulo da construção óssea, pois promove o fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação e propriocepção; capacidades fundamentais principalmente para osteoporóticos. Estas, são sempre estimuladas com base na assimilação e insentivo da posição neutra da coluna, pelve e escápulas, além da dissociação do quadril, respiração intercostal posterior, consciência corporal e alongamento axial para manter e enfatizar o padrão postural nos exercícios.
O impacto da contração muscular sobre os ossos produzido nos exercícios de Pilates tem ligação direta com a massa óssea, essa descarga de peso nos ossos viabiliza o processo de fortalecimento da estrutura óssea e auxilia a absorção de Cálcio na estrutura óssea. Entretanto, é essencial que esses exercícios com impacto seja administrado de forma adequada. Para tal, é indispensável que o programa de exercícios seja orientado e prescrito por um profissional de educação física qualificado para conduzir o tratamento com segrança e efetividade.

E lembre-se: a liberação médica para o início do método é fundamental.

8 comentários:

  1. Pois é né Fer, e alguns médicos mandam suas pacientes fazer hidroginástica! SANTA IGNORÂNCIA!

    ResponderExcluir
  2. Quem tem osteoporose não pode fazer hidroginástica?

    ResponderExcluir
  3. interessante seu post profi!

    ResponderExcluir
  4. iiiiiiii será que o meu cupim tem a ver?

    ResponderExcluir
  5. Oi crianças!!!
    Quem tem osteoporose pode sim fazer hidro, apesar de não ser a modalidade mais indicada ao caso. Não há prejuízos, mas também não haverá melhoras significativas no quadro osteoporótico devido ao impacto bastante reduzido.

    LEO: No seu caso, as dores tensionais na cervical, na qual você adora chamar de cupim (rs), não é osteoporose, fica sussa! heheh são apenas dores musculares. Porém, não vai relaxar hein! Tem que prevenir!!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  6. estou com 51 anos e estou na menopausa com osteopenia,gostaria de saber qual o melhor exercicio para ajudar na massa ossea,PILATES,MUSCULAÇÃO OU TAI CHI CHUN,inclusive eu faço o tai chi chuan 3x na semana há 08 meses.

    ResponderExcluir
  7. olá flexuspilates, minha mãe tem artrose e ortiporose, mas provaca enchume nos dedos, e mão,
    isso é normal esse sintoma, dia 15\07\2010,
    éla vai fazer a densiometria óssea, tem alguns,
    tratamento mais resistente espero retorno,
    um abraço.

    ResponderExcluir
  8. TENHO 69 ANOS. ESTOU COM 35% PERDA DE MASSA ÓSSEA NA COLUNA E 28% DE PERDA NO FÊMUR. NUNCA SENTI DORES, ME LOCOMOVO NORMAL, COM FACILIDADE, EMBORA LEVE UMA VIDA BASTANTE SEDENTÁRIA. DEVO OU NÃO PRATICAR PILATES?

    ResponderExcluir