quinta-feira, 16 de julho de 2009

DORES LOMBAR E O PILATES


Segundo a Organização Mundial da Saúde, 50% a 80% da população mundial sofrerão com dores lombares em algum momento da vida. Embora os problemas lombares sejam mais comuns em pessoas na faixa etária de 45 a 65 anos, o número de jovens que procuram ajuda profissional com esse problema vem crescendo de forma significativa. Este problema pode resultar em má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, a execução errada de exercícios, afastamento e faltas no trabalho. Entre as causas mais comuns estão o sedentarismo, a idade, a herança genética, a postura no trabalho, levantar pesos de forma incorreta.
De acordo com os aspectos clínicos, as dores lombares podem estar em três categorias: patologia séria, dor radicular e lombalgia não-específica.

As patologias sérias, como o tumor, têm como características as dores constantes, sobretudo à noite, além da perda de peso significativa em pouco tempo. Entretanto, não é um aspecto clínico muito comum, apenas 1% da população.
A dor radicular caracteriza-se por “pinçamentos” de nervos entre as vértebras da coluna. Podem envolver hérnias de disco ou desgastes significativos das vértebras que resulta em compressão de um ou mais nervos. Os sintomas são dor aguda, intensa e severa, que se modifica com o movimento ou posição do corpo, e irradia para os membros inferiores. Ainda, pode se dar uma sensação de dormência ou formigamento e “falha” muscular que pode levar à dificuldade na caminhada. As dores radiculares representam 5% das dores relacionadas as dores lombares.
A categoria de dor lombar mais comum é a lombalgia não-específica, 94% das dores nessa região. São caracterizadas pela má localização, que pode piorar ou melhorar com o movimento ou determinadas posturas e podem melhorar espontaneamente em muitos casos em até 3 semanas. São dores que podem ter origem decorrente de hábitos posturais errados, movimentos bruscos, prática errada ou mal orientada de exercícios físicos, entre outros.

O diagnóstico e tratamento da dor lombar necessitam de uma extensa compreensão das estruturas ósseas e das partes moles das região lombar.
O método PILATES é uma modalidade bastante eficiente para estabilizar e tratar os problemas de coluna, já que se utiliza o fortalecimento e estabilização da parte central do corpo, conduzindo a uma maior proteção às articulações, sobretudo a coluna. O equilíbrio muscular é adquirido pela flexibilidade e pela força de forma balanceada, e então o abdomem e a coluna se encontrarão mais resistentes, o que é essencial para a vida diária e pratica de atividades esportivas.
O método focaliza não somente a força dos músculos do tronco, mas também a coordenação, equilíbrio e um padrão de movimento mais eficiente e seguro. Além de eliminar as tensões e desequilíbrios que refletem na coluna, ajudando também na mobilidade do pescoço e cabeça.
Ao final, o que se apresenta é um tronco estável, forte e flexível para organizar membros inferiores e membros superiores alinhados e fluentes

2 comentários:

  1. Oi Fer amanha de manha estou chegando em mga. Reserva um horario para mim a tarde ou a noite! Te ligo querida!

    ResponderExcluir
  2. Oi profii vai sair no fimdi?Vams para balado com agente?
    Bejo

    ResponderExcluir