quinta-feira, 23 de julho de 2009

DESVIOS POSTURAIS

Muito se fala em desvios posturais, mas você sabe do que se trata realmente?

A coluna vertebral é dividida em região Cervical, Torácia/Dorsal e Lombar, cada uma com sua curvatura definida. Normalmente, devido à ação da gravidade somada às posturas erradas por tempo prolongado, o corpo deixa seu eixo de equilíbrio e acarreta em alterações posturais enrijecendo as articulações vertebrais e encurtando os músculos. Tais alterações estruturais acentuam as curvaturas da coluna vertebral, tornando-as mais vulneráveis às tensões mecânicas e traumas. Caracteriza-se então os desvios posturais, tais como a hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose, que refletem e hérnias discais, no mal uso de várias outras articulações como as dos ombros, braços, quadris, temporomandibulares, joelhos, pés.

HIPERLORDOSE LOMBAR
Trata-se de um aumento anormal da curvatura lombar acentuando a curva lombar normal. Pode ocorrer dor nas costas principalmente em atividades que acentuam a lordose, como em posições em que a lombar está em extensão. Ficar em pé por um longo período é um exemplo.
Ainda, em casos de desequilíbrio muscular importante, bem como ósseo, pode acontecer de o abdome ser projetado para a frente, deixando a barriga saliente e acentuando as dores.

CIFOSE
A cifose se dá por um aumento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral. Pode ser causada por doenças como a espondilite anquilosante ou a osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação óssea, ficam fracas ou em forma de cunha. Mas a má postura e o desequilíbrio muscular também continuam sendo causas comuns principalmente entre os adolescetes. Nesta fase, os meninos mais altos tendem a se retrair para não se destacar fisicamente perante os colegas. Já as meninas com mamas muito grandes podem se curvar com o objetivo de escondê-las. É preciso ter cautela para que a cifose postral não se torne estrutural.
A cifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toracolombar. Neste último caso, encontraremos uma retificação da lordose lombar, contribuindo para a redução da mobilidade desta região.

HIPERLORDOSE CERVICAL
Já a hiperlordose cervical é caracterizada pelo aumento da curvatura da região dorsal em uma convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou irredutível. Pode ser postural, Scheuermann (osteocondrose espinhal), congênita, traumática , metabólica, inflamatória (mal de Pott - TBC), tumoral entre outras. Esse problema causa alterações anatômicas levando a um dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e até déficit respiratório, já que reduz a capacidade de sustentação da coluna vertebral e da expansibilidade torácica.
A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento das escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.
Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo.

ESCOLIOSE
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não. É um desvio da coluna para a direita ou esquerda, dando-se uma forma de "s". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma latero-flexão vertebral). A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica: sem gibosidade, sem rotação vertebral.
A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal.
A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior.

PILATES x DESVIOS POSTURAIS
Por se tratar de um método que desenvolve o corpo de maneira uniforme é totalmente indicado nos casos de desvios posturais também.
PILATES é uma técnica de reeducação do movimento e reequilíbrio muscular, composto por exercícios baseados na cinesiologia e biomecânica da anatomia humana, por isso, restabelece e aumenta a flexibilidade e força muscular sem passar do limite do aluno, assim prezando a segurança e a efetividade. Ainda, a consiência corporal é potencializada e a respiração é condicionada de forma correta coordenando a contração e fortalecimento dos múculos centrais do corpo (CORE) durante os exercícios, auxiliando de forma concisa a correção da postura, além de prevenir lesões.

"É um método que desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito”.

JOSEPH PILATES

8 comentários:

  1. Bem legal esse site !!! gostei muito !! nos ajuda a fazer vários trabalhos de escola !!!

    ResponderExcluir
  2. Ola meu nome é Franciélle, eu tenho uma cifose estrutural.
    Queria saber se ela tem cura e qual é o Tratamento adequado

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse site!me ajudou

    ResponderExcluir
  4. graças a esse site vou tirar 10 no trabalho..........

    ResponderExcluir
  5. legal mas quem é o autor destes textos?

    ResponderExcluir
  6. gostei é bem interessante e construtivo para um trabalho de valor

    ResponderExcluir
  7. ESSES PROBLEMAS TÊM SUA CAUSA EM VIDAS PASSADAS. NADA ACONTECE POR ACASO; PORTANTO TRATA-SE DE CARMA, POR ALGUMA AÇÃO INCORRETA QUE PRATICAMOS CONTRA ALGUM NOSSO SEMELHANTE. COLHEMOS O QUE PLANTAMOS. SE A CIRURGIA NÃO RESOLVER, O JEITO É AGUARDAR NOVA ENCARNAÇÃO. SUGIRO ESTUDAR OS TEMAS: VIDAS PASSADAS, REENCARNAÇÃO E CARMA, ESQUECENDO AS TOLICES IMPLANTADAS PELAS RELIGIÕES, PARA NOS SUBJUGAR.

    ResponderExcluir