terça-feira, 14 de julho de 2009

CÃIBRAS MUSCULARES


Cãibra muscular é uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos. Resulta em dores agudas devido ao acúmulo de ácido lático.
Pode acontecer em pessoas saudáveis durante o sono ou dentro da água. Também se dá com muita frequência durante ou após os exercícios.

Preocupando-se com os minerais
Por muito tempo, atletas atribuíram as cãibras à falta de cálcio, magnésio, sobretudo o potássio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras. O grande causador deste problema é a falta de sódio.

Líquidos e o fator sódio
Apesar de existirem muitas causas para as cãibras, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem os praticantes de atividades física a cãibras musculares.
O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais nervosos e nas ações musculares. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão somado a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair involuntáriamente e se contorcer.

Outras causas potenciais
Por outro lado, as cãibras podem ser consequência de uma diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Por exemplo, após uma refeição, o organismo se concentra no sistema digestório, diminuindo o fluxo de sangue aos grupos musculares.
Diabetes, soenças neurológicas ou problemas vasculares também são fatores que favorecem as cãibras. Alguns relatos indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Se as cãibras aparecerem sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.

Prevenção das cãibras:
  • Beba líquido para ficar hidratado durante o exercício
  • Reponha os níveis de sódio durante os itervalos de exercícios. Uma boa sugestão são as bebidas isotônicas.
  • Assegure uma reposição nutricional adequada (particularmente ao sal) e descanse após um treino intenso

Quando as cãibras aparecerem:

  • Alongue: como as cãibras são normalmente relacionadas às mudanças na capacidade de peso, alongamento e exercício sem peso são tratamentos efetivos.
  • Massageie a região: massagear o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxiliar no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na região.
  • Estimule a recuperação: descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, trarão melhora.

Fonte: GSSI - Gatorade Sport Science Institute

3 comentários: