quinta-feira, 23 de julho de 2009

ATENÇÃO!! É PRECISO FISCALIZAÇÃO SIM!!!

Leiam a reportagem abaixo sobre a limitação das fiscalizações do Conselho de Educação Física. Em alguns casos, realmente acho que é preciso alguma tolerância, como no caso das escolas e institutos de Danças (e não m refiro às danças ministradas em academia de ginástica, que possui um foco diferente).
Mas...e no PILATES??É preciso de fiscalização sim! É preciso de conhecimentos básicos (e avançados) de anatomia, fisiologia, cinesiologia, biomecânica, posturologia, várias patologias, entre outros. Como alguém sem esses conhecimentos prévios e básicos (que não se aprende nos cursos de capacitação de professores de Pilates) vai estar habilitado em cuidar de alguém??
É preciso refletir muito sobre o assunto e tomar uma atitude, caso contrário, a pouca ordem vai virar bagunça. E quem se prejudica são os profissionais sérios e principalmente os alunos de Pilates, que não vão mais ter a garantia de ter uma prática segura e confiável.

LEIAM:

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PRETENDE LIMITAR ATUAÇÃO DOS CREFs

A Comissão de Educação e Cultura pode aprovar projeto de lei (1371/07), determinando que os conselhos regionais e federal de Educação Física não podem fiscalizar e nem exigir o registro de profissionais de dança, capoeira, ioga, artes marciais e pilates.A discussão sobre o texto foi encerrada nesta quarta-feira (9) sem que nenhum deputado se manifestasse contrariamente ao projeto. Ele só não foi votado por causa do início da Ordem do Dia no Plenário.Para o relator da proposta, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que é formado em Educação Física, a atuação dos conselhos lhe parece "exorbitante no plano jurídico e equivocada no mérito cultural".
ACADEMIAS DE DANÇA
Os profissionais da dança que estavam na comissão reclamam que os fiscais dos conselhos buscam fechar academias de dança porque os profissionais não seriam formados em educação física.A diretora do Fórum de Dança do DF e Entorno, Mônica Berardinelli, conta sua experiência pessoal. "Eu estava dando uma aula de balé, entrou uma pessoa do CREF-DF e disse que eu não poderia estar dando aquela aula porque eu sou formada em artes, não sou formada em educação física", relata Mônica.Ela então pediu ao profissional de educação física que desse a aula de balé clássico. "Aí ele disse que isto não era a área dele. Então, chegamos agora a esta conclusão de que realmente não é a área deles"
ARTES MARCIAIS
O deputado Wilson Picler (PDT-PR) disse que é favorável ao projeto, mas mostrou preocupação com a falta de uma fiscalização em relação às artes marciais.Autora do projeto, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) lembra que dança não é ginástica, mas uma manifestação artística. Na sua avaliação, as questões referentes às artes marciais podem ser trabalhadas em uma segunda etapa."No momento que estas artes e ofícios estiverem em debate para profissionalização ou não, obviamente as regras de funcionamento do repasse destas práticas deverão sofrer regulamentação", avalia Alice Portugal.Segundo o Conselho Federal de Educação Física, alguns tipos de serviços oferecidos pelas academias - lambaeróbica, dança aeróbica, aerodança, e hidrodança - visam melhorar ou manter o condicionamento físico e devem ser executados por profissionais de educação física.
TRAMITAÇÃO
Além da Comissão de Educação e Cultura, o projeto também será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte:Agência Câmara 23/7/2009
Fonte: Fitness Brasil

2 comentários:

  1. QUE VÁÁÁÁÁÁRZEA AMIGA!

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo alguém que não tenha formação em educação física ou fisioterapia querer trabalhar com Pilates! Além do conhecimento da técnica, é necessário sim, o conhecimento básico. Mesmo sendo formada, com especialização e mestrado, as vezes me deparo com alunos que são um desafio, me fazendo estudar, pesquisar e me atualizar sempre. Imagina alguém sem a mínima formação. Creio que é a mesma coisa que exercer a medicina sem o devido registro. Deve haver a fiscalização sim! Inclusive nos cursos (picaretas) que formam "professores" de pilates sem o curso de graduação na área específica.

    ResponderExcluir