quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PILATES: ESSENCIAL NA TERCEIRA IDADE

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o envelhecimento ativo trata-se de uma política de saúde, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas relacinadas ao envelhecimento.

Um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos sintam as perdas decorrentes ao envelhecimento de forma mais acelerada, sobretudo em quatro capacidades funcionais importantes para a saúde e independência: força, equilíbrio, flexibilidade e resistência aeróbia. O Pilates é uma forma bastante eficiente de desacelerar o processo dessas perdas e manter muitas capacidades físicas, além de prevenir e retardar o avanço de males como a sarcopenia e a osteopenia. O método se inclui no contexto de uma prevenção primária, secundária e terciária aos males à saúde.

O Pilates é um método que equilibra e harmoniza os sistemas corporais, além de desenvolver consciência de si e do outro. O método contribui para o fortalecimento dos ossos e da musculatura e também refina o controle motor, otimizando o sistema de equilíbrio do corpo. Quanto mais cedo for praticado, maior será sua capacidade de contribuição. As pessoas mais velhas, em especial, encontram no Pilates um espaço seguro e eficiente para a exploração e a restauração de movimentos que nunca antes julgariam capazes de executar. O método permite movimentos prazerosos, sem medo e sem dores.

No FLEXUS PILATES os programas de exercícios são individualizado e elaborados com toda a atenção às necessidades do aluno, para que o mesmo seja capaz de realizar as atividades da vida diária e ter qualidade de vida na medida que envelhece. A força e a flexibilidade são estimuladas de forma gradual e holística, da mesma forma que a estabilização da coluna e a propriocepção são potencializadas pelo fortalecimento das forças centrais do corpo. Outro atrativo para a faixa etária é o ambiente de concentração que o método facilita, extremamente seguro, onde há possibilidades de várias experiências de movimentos com o corpo conectado à mente. Assim, teremos movimentos mais econômicos e eficientes, grupos musculares mais equilibrados, memória estimulada, além de promover a auto-estima e socialização. Esses conceitos são indispensáveis para uma população em processo de envelhecimento, que precisa fortalecer a autonomia, independência, qualidade de vida e expectativa de vida saudável. Esses conceitos incorporam de uma maneira complexa não apenas a saúde física de uma pessoa como também seu estado psicológico, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário