terça-feira, 13 de outubro de 2009

PILATES E A ALIMENTAÇÃO ADAPTADA À 3 IDADE


A maioria dos idosos conserva os hábitos de alimentação formados quando ainda eram mais jovens. Entretanto, muitas pessoas nessa faixa etária correm risco de desnutrição por vários motivos:

Falta de informação sobre uma nutrição adequada
Limitações financeiras
Incapacidade física, que interferem com a compra e preparo de alimentos
Isolamento social
Anorexia (falta de apetite)
Mal absorção provocada por doença gastrointestinal agravam ainda mais o estado nutricional do idoso

O uso à longo prazo de certas drogas terapêuticas que interferem com a absorção e o metabolismo de nutrientes, pode também causar desnutrição nos idosos
As modificações na alimentação de um idoso podem ser necessárias devido a certas características próprias do processo de envelhecimento.

O QUE OCORRE NA MAIORIA DOS IDOSOS
A medida que se envelhece, as necessidades de energia do corpo diminuem, mas ao mesmo tempo, cresce a demanda por alguns nutrientes. Embora o envelhecimento seja inevitável, alguns cuidados podem prevenir muitas das alterações degenerativas comuns em idosos.
De um modo geral, os idosos são o grupo mais mal nutrido de todos e há muitas razões para isso: o apetite, o paladar e o olfato diminuem com a idade, tornando a comida menos atraente. Muitas pessoas tem dificuldade em mastigar, além disso, azia, prisão de ventre, intolerância a lactose e outros problemas digestivos aumentam com a idade.

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS PARA O IDOSO
Com a idade, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes; a osteoporose e outras doenças comuns em pessoas mais velhas também alteram as necessidades nutricionais.
Conseqüentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes:

Cálcio: previne a osteoporose e manter os ossos saudáveis
Fibras: previne a prisão de ventre
Potássio: especialmente se tiver prisão de ventre ou se utilizar diuréticos
Vitamina B12: participa da formação das células vermelhas do sangue e mantém os nervos saudáveis
Vitamina D: participa da absorção do cálcio
Zinco: ajuda a compensar a diminuição da imunidade

DICAS PRÁTICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DO IDOSO
-Estabeleça horários regulares para as refeições
-Escolha pratos que proporcionem contrastes de cor, textura e sabor
-use ervas e temperos. Uma pitada de noz-moscada ou canela pode compensar o paladar diminuído.
- Beba 6 a 8 copos de água, suco ou outra bebida não alcoólica por dia. Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinária. Isso pode contribuir para prisão de ventre e problemas renais, além de aumentar o risco de desidratação no verão.
-Faça exercícios físicos, sempre procurando orientação do seu médico e de um profissional de educação física capacitado. O PILTAES é um método de exercício físico bastante eficiente também para as necessidades dessa faixa etária. Entre vários benefícios, o PILATES atuará na manutenção e potencialização da força e da flexibilidade, bem como nas capacidades físicas e na saúde mental para manter as atividades da vida diária com qualidade. E o importante para a alimentação, é que o método estimula o bom humor e a melhora do apetite.

A MULHER IDOSA
A mulher quando chega aos 40 anos deve estar mais atenta à sua alimentação, por 3 motivos principais: osteoporose, envelhecimento precoce e menopausa.
Com relação à osteoporose, é muito importante que a mulher coma muitos alimentos fonte de cálcio, tais como: leite e iogurte desnatado, alimentos ricos em vitamina D (por exemplo os laticínios) e verduras de cor escura (exceção feita ao espinafre por conter ácido oxálico que inibe a absorção do cálcio).
A menopausa também é uma alteração fisiológica que costuma aparecer a partir dos 40 anos. Ela resulta do declínio progressivo dos níveis de estrogênio, causando o fim da menstruação. Esse declínio pode causar calores, suores noturnos, insônia e ressecamento da vagina. Muitas mulheres preferem contrabalancear a falta do estrogênio com um tratamento de reposição hormonal. Essa reposição consegue contrabalancear alguns efeitos da menopausa, mas não interrompe o envelhecimento. O ideal é combinar uma dieta saudável, onde incluímos o amido, legumes, frutas, carnes magras e laticínios. Tal qual a osteoporose, a menopausa exige que as mulheres comam alimentos ricos em vitamina D e cálcio.
(Adaptado de RgNutri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário