quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CONDROMALÁCIA PATELAR ESTABILIZADA PELO PILATES


A Condromalácia patelar consiste em uma patologia degenerativa da cartilagem patelar e dos côndilos femorais correspondentes. Trata-se de uma espécie de amolecimento desta cartilagem pelo atrito incorreto contra os côndilos do fêmur. Ocorre um desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. Já o termo mais genérico, síndrome da dor patelo-femural, se refere aos estágios iniciais dessa condição, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos.


A dor (algumas vezes ardência) é descrita como profunda e localizada na região retropatelar.O sintoma mais comum é a dor atrás da patela, especialmente nas subidas ou durante longos percursos com pedaladas lentas. Pode ser sentida, por exemplo, ao subir e descer escadas, em atividades prolongadas, após ficar muito tempo com os joelhos flexionados e ao agachar-se. Ainda, é possível que ocorra crepitação e estalos, muitas vezes audíveis, além de edema e derrame intra-articular, ocasionados pelo acúmulo excessivo de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

Algumas pessoas têm predisposição a apresentar a lesão devido ao desalinhamento da patela, ao invés da patela percorrer o "trilho" formado pelos côndilos do fêmur na flexão e extensão, ela tende a deslocar-se para as laterais, aumentando o atrito entre os dois ossos. A posição da patela de forma mais alta que o normal também são fatores predisponentes. As mulheres costumam ser mais susceptíveis a tal lesão pois, em geral, possuem o quadril mais largo. Ocorre prioritariamente em atividades como balé, corridas, ciclismo, voleibol, etc.

Acredita-se que a causa seja relacionada a fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos que podem resultar em um enfraquecimento e amolecimento da cartilagem envolvida. Assim como as alterações de alinhamento da patela, que excursiona fora do local adequado, ocasionando atrito entre sua superfície articular e a superfície articular do fêmur, desse modo provocando “desgaste”. Tais alterações de alinhamento muitas vezes estão relacionadas à desequilíbrios da musculatura do quadríceps como atrofias, hipotrofias e encurtamentos musculares; variações anatômicas tanto do fêmur como da patela (rotação interna femural, tróclea rasa, patela alta,...). Um fator muito comum são os relacionados aos microtraumatismos de repetição, traumas crônicos por fricção entre a patela e o sulco patelar do fêmur, bastante comuns em esportes de impacto (futebol, vôlei, ciclismo, tênis, corrida, basquete, ...) por força excessiva na região ou choques.Deve ainda ser citada a chamada causa idiopática, quando não são identificadas alterações anatômicas que justifiquem o desenvolvimento da doença. As alterações do ângulo Q do joelho - tendão do quadríceps femoral, ligamento patelar - conduz a um desvio patelar lateral pelo resultante dos vetores de força da espinha ilíaca ântero-superior e do terço superior da tíbia. Uma diminuição desse ângulo resultará em um desvio medial patelar, além de intensificar a compressão patelo-femoral. O Entorse de tornozelo por inversão também pode estar relacionado. Devido aos movimentos de flexâo-plantar, supinaçâo e adução se dá uma anteriorização do tálus e da tíbia, resultando em uma anteriorização da fíbula e então em uma tensão do bíceps femoral. Assim, ocorre um estiramento reflexo no músculo quadríceps femoral, aumentando o atrito fêmur-patelar.

A condromalácia patela pode ser classificada de acordo com o grau de deterioração, segundo Outerbridge (1961):


GRAU I : amolecimento da cartilagem e edemas
GRAU II : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área menor ou igual à proximadamente 1,5 cm
GRAU III: fragmentação e fissura da cartilagem em uma área maior ou igual à aproximadamente 1,5 cm
GRAU IV: erosão ou perda da cartilagem articular com exposição do osso subcondral


Não há um protocolo rígido de tratamento. É importante analisar o grau da lesão adquirida e se direcionar às causas, sempre tentando reequilibrar o alinhamento da patela, inicialmente através de tratamento fisioterápico, podendo associar a métodos analgésicos e antiinflamatórios. A perda de peso, em determinados casos, pode ser recomendada para diminuir o estresse sobre a articulação patelofemural. Em casos graves muitas vezes é necessário tratamento cirúrgico, em que procedimentos combinados para tratamento do alinhamento patelar e tratamento da lesão da cartilagem podem ser realizados por via “aberta”, artroscópica (vídeo) ou mesmo combinada.
O PILATES age de forma fantástica no alinhamento patelar, bem como na estabilização do quadro da condromalácia. Já que um dos grandes alicerces do método é o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo aliada às técnicas que potencializam a respiração e seus benefícios, atingindo assim, o objetivo do aluno através do equilíbrio muscular. Para tal, é preciso avaliar o nivel de força e flexibilidade dos grupos musculares do indivíduo, para que se dê início à prescrição do programa de exercícios. No caso da condromalácia patelar são inclusos exercícios de potência, força, alongamento e mobilização do membro inferior, sempre com o cuidado de evitar sobrecarga na articulação em questão. No geral, é importante o alongamento dos ísquiotibiais, o qual seu encurtamento implica em um agravamento no atrito da patela com o fêmur, no momento da marcha. Uma atenção especial ao quadríceps, sobretudo o vasto medial e banda iliotibial, tendões e panturrilha também são extremamente necessárias para equilibrar as forças atuantes sobre a patela.

4 comentários:

  1. Tenho condromalácea patelar nos dois joelhos que desenvolvi após um entorce do tornozelo direito em 2007. Mas depois disso, em outubro de 2009, torci o tornozelo esquerdo e há uma semana torci o direito novamente. Dessa última vez foi feio...Como eu fiz o tratamento primeiramente imobilizando o pé e depois com fisioterapia direitinho, gostaria de saber se a relação inversa também é verdadeira, ou seja, o não fortalecimento muscular para sustentar os joelhos (eu estava há um ano sem fazer atividades físicas)pode influenciar a estabilidade dos tornozelos? Estou muito chateada em estar pela terceira vez, imobilizada e ter que vivenciar mais dois meses e meio de tratamento e preciso saber como prevenir novos entorces. Meu e-mail é danielemonteiro@terra.com.br. Obrigada, Daniele

    ResponderExcluir
  2. Sofri acidente de carro e fraturei a patela. O médico percebeu a fratura apenas 3 meses após o ocorrido. Fiquei com tala por 15 dias. Após 4 meses do tratamento consigo flexionar os joelho apenas a 90º. Qual o melhor tratamento.Contato: marcosrobol@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos!
    É preciso analisar o quadro clinico de forma detalhada. Como está a fratura hoje? Que tipo de tratamento você foi submetido? Dores? exames? O que seu médico prescreveu?
    De acordo com o que você me relatou é importante que você faça uma boa fisioterapia convencional a fim de recuperar a amplitude de movimento e propriocepção. Mas volto a frisar que é necessário ter conhecimento de todo o quadro para dar uma opinião mais concreta.
    Converse com seu médico, ele saberá te encaminhar. Se tiver dúvidas ou não se sentir seguro, consulte outro médico para ouvir uma segunda opinião.
    Att.
    Fernanda T. Shimauti

    ResponderExcluir
  4. Conforme Ressônancia minha patela sofreu fratura e não houve consolidação, o médico sugeriu fortalecimento e deixá-la como está, pois a colocação de parafusos ou amarração não é garantida.

    ResponderExcluir