quinta-feira, 7 de maio de 2009

PRATICAR EXERCÍCIOS AO LONGO DA VIDA PODE DIMINUIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

Mulheres que começam a praticar exercícios na infância e não abandonam o hábito ao longo da vida têm um risco menor de morrer de câncer de mama. Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo Alberta Health Services em Calgary, no Canadá, que acompanhou 1.231 mulheres com câncer de mama ao longo de cerca de oito anos.
As mulheres que tinham o hábito de praticar em média 4 horas de exercícios físicos moderados ao longo da semana desde a infância ou a adolescência tinham um risco até 44% menor de morrer em decorrência de um tumor nos seios, afirma a pesquisadora Christine Friedenreich, que coordenou o estudo.
Para a médica, o resultado da pesquisa mostra que "levar uma vida ativa antes do diagnóstico do câncer de mama pode aumentar as chances de sobrevivência após o aparecimento do tumor".
A pesquisa canadense acompanhou 1,231 mulheres com câncer de mama. As participantes tinham idade média de 56 anos. Ao longo dos 8,3 anos de pesquisa, 341 mulheres morreram (223 de câncer de mama) e 327 tiveram a doença novamente. Comparadas com as menos ativas (que faziam até 1.4 horas de atividade física por semana), as que praticavam mais de 4 horas semanais tinham um risco 34% menor de ter câncer de mama, e 44% menos chance de morrer por causa do tumor.
Christine Friedenreich afirma que não há dúvidas que a atividade física tem efeito protetor na saúde feminina, mas que ainda é necessário fazer mais pesquisas para identificar a quantidade ideal de atividade física que as mulheres que querem reduzir o risco da doença devem praticar.
Fonte:globo.com

3 comentários:

  1. mais um motivo p fazer pilates ne fe!vo fala p meu sedentarismo...ahahahahah

    ResponderExcluir
  2. Ai Fer as aulas aqui são muito ruins. Quero a sua aulaaaaa :( estava pensando em fazer aula unitária sempre que voltar nos feriados, tem jeito?Passa seu email para conversarmos!
    Beijao da Pri Fiori

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri! Que bom que você veio visitar o Blog!! É claro que tem jeito de fazer aula unitária! Se é para nos reencontrarmos, nós sempre damos um jeitinho =D Sempre que quiser é só marcar: Tel:3225-2401
    Cel:9125-5938
    Email/MSN: flexus.studiopilates@gmail.com
    Skype: flexus.pilates

    Beijo!!! Estou esperando!

    ResponderExcluir