quinta-feira, 28 de maio de 2009

PILATES E TREINAMENTO FUNCIONAL


A funcionalidade esteve presente em todos os momentos da evolução humana. As tarefas do dia-a-dia bem desempenhadas é que garantiam a sobrevivência em diversas situações. Porém, com a evolução tecnológica conduziu o homem a um estado de conforto e comodismo, tornando-o menos funcional.

Assim, o treinamento funcional vem para condicionar de forma plena as capacidades físicas do indíduo: força, equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade, resistência aeróbia; de forma que proporcine ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica. Para tal , são utilizados exercícios relacionados ao seu dia-a-dia e/ou esportes de lazer ou rendimento. Ao ser submetido à diferentes experiências físicas, o aluno (desde atletas de elite até o idoso, do jovem à dona de casa) torna-se mais apto a desenvolver com proficiência qualquer atividade que esteja envolvido.

É interessante observar que essa grande tendência nas grandes academias de ginástica, o treinamento funcional, sempre esteve presente em nossas rotinas de exercícios de Pilates. No FLEXUS PILATES, todos os programas de exercícios sempre tiveram a proposta dos exercícios funcionais como base para atingir o objetivo específico de cada um. Pois, como diz uma das leis do design moderno de Sullivan, "A função sempre deve vir antes da forma". Ou seja, a questão estética é muito importante, porém deve ser vista como consequência do treinamento, é o que o treinamento funcional e o Pilates acredita. A única grande diferença do Core 360 (Treino funcional) para com o Pilates, é que o primeiro contempla, entre outros, exercícios em um ritmo mais acelerado e alguns padrões de movimentos diferentes, porém não menos eficientes. Mas o princípio da centralização de forças andam na mesma direção. Por isso, tudo isso só vem a agregar e otimizar nossos resultados, sempre focando a especificidade e objetivo de cada aluno dentro do PILATES.

Então pessoal, nós que praticamos o Pilates, embora um método com uma boa base histórica, também estamos na modernidade! Não é sensacional? Isso só prova a eficiência e importância do Pilates para a saúde do mundo moderno!!

5 comentários:

  1. Que orgulho de fazer Pilates! Que orgulho da minha teacher! hahaha
    Beijo sweet

    ResponderExcluir
  2. É verdade né Fe!! Agente ja fazia desde que conheço seu trabalho!!

    ResponderExcluir
  3. Me lembrou sua palestra!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fer good news! o medico suspendeu minha medicação!!! Só que não posso para de fazer pilates hehehe vai ter que me aguentar prasempre!

    ResponderExcluir
  5. =^********************

    ResponderExcluir