segunda-feira, 6 de abril de 2009

ONDA RESPIRATÓRIA: MELHOR POSTURA, SEM ESTRESSE

Os principais fatores que influenciam a má postura são:
- Falta de auto-estima
- Falta de força muscular
- Atividades diárias em que a pessoa fica muito tempo sentada
- Encurtamento da musculatura
- Estresse físico, mental ou emocional
- Sedentarismo

Entretanto, tentar sentar ereto não resolverá o problema, pois a musculatura das costas acabará estressada e então a tensão aumentará. A melhor postura é aquela mais confortável dentro da coluna neutra. E ela será diferente de qualquer outra pessoa. Conforme o corpo se adapta a nova postura, os músculos encurtados vão sendo alongados e a musculatura estrutural vai se fortalecendo.

Quando as costas estão tensas, relaxe-a primeiro: sentado com as pernas levemente afastadas, apóie e relaxe o tronco nas coxas com os braços soltos para baixo. Assim, os feixes musculares começam a se desconectar (relaxar) de forma mais saudável, devagar.
Então inicie a “onda respiratória”, um treino incrível para a postura! Quando inflamos os pulmões em sua máxima (ou próxima do máximo) capacidade, as costelas se afastam e os músculos intercostais se alongam. O esterno (parte óssea se projeta para cima e para frente e a curvatura posterior do pescoço e da torácica diminuem, conduzindo a coluna em direção ao alinhamento. Ao soltarmos o ar (expiração), as musculaturas do pescoço e ombro são relaxadas. Porém, a contração do assoalho pélvico (sobretudo o períneo), abdome e interno das coxas, relativos à “onda respiratória”, manterá a postura, pois as vísceras são empurradas para cima, aumentando o espaço entre as vértebras. Quanto maior a freqüência de treino, maior o fortalecimento desta musculatura e mais rápido essa musculatura se encontrará em uma ordem postural de forma natural, mais confortável e mais alinhada. Teremos qualidade de movimentos e economia de energia.
É importante frisar que os ombros estejam sempre relaxados, para baixo. Por isso é importante aprender, assimilar e praticar a “onda respiratória” não somente nas aulas, mas também no dia-a-dia. “A repetição é amiga da perfeição”.

2 comentários: