sexta-feira, 3 de abril de 2009

MAS AFINAL O QUE É PERÍNEO?

Estima-se que cerca de 35% das mulheres brasileiras entre 45 e 60 anos de idade (10 milhões de brasileiras) apresentam incontinência urinária. Entre suas causas, está a fraqueza do assoalho pélvico. Assoalho Pélvico é um termo utilizado para nomear os músculos que se situam na parte inferior da pelve, entre eles o PERÍNEO, tanto no homem quanto na mulher. Suas principais funções são:

* Sustentação: a força da gravidade e o aumento da pressão intra-abdominal (rir, tossir, contrair,levantar) provocam pressão dos órgãos pélvicos sobre os MAP, que contraem para manter o posicionamento desses órgãos.
* Esfincteriana: Os MAP promovem fechamento rápido da uretra e do reto para garantir a continência.
* Sexual: Os MAP possuem receptores que aumentam a sensação de prazer sexual.

Os músculos do assoalho pélvico formam um oito (8), sendo que o círculo de cima envolve a abertura da vagina e da uretra e o círculo de baixo envolve a abertura do ânus. Um assoalho pélvico saudável tem um bom tônus e elasticidade. Entretanto a idade, a falta de exercícios em geral, e mesmo a gravidez e parto (vaginal ou cesariana) fazem com que estes músculos fiquem mais fracos, o que pode dar início a uma incontinência urinária e prolapsos de órgãos pélvicos.
Para que os MAP sejam ativados, é necessário recrutar a musculatura abdominal profunda. No Pilates, tanto os músculos abdominais quanto os MAP são extremamente requisitados para o bom posicionamento corporal da técnica, já que a contração desses músculos estabilizam a pelve permitindo uma execução correta dos movimentos. Por isso, o método é tão eficiente também neste caso.

2 comentários: