segunda-feira, 20 de abril de 2009

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO 2009


A Campanha contra a gripe começa no próximo dia 25 e o Paraná quer vacinar 80% da população de idosos.

A Campanha de Vacinação do Idoso 2009 começa em todo o País no dia 25 (sábado). No Paraná serão 2.580 postos de vacinação que funcionarão até o dia 8 de maio com a meta de imunizar 80% da população na faixa etária de 60 anos, o que corresponde a 915 mil pessoas. “A campanha de vacinação é de grande importância, pois uma gripe pode trazer complicações na saúde dos idosos” lembra o secretário da Saúde, Gilberto Martin, que também é médico geriatra.

As doses de vacinas disponíveis serão contra o vírus influenza (gripe), antipneumocóccica e vacina dupla bacteriana tipo adulto, contra tétano e difteria. Ao todo são 1,2 milhão de doses de vacina que estarão disponíveis durante a campanha para atender a população de mais de 60 anos que hoje corresponde a 10,6% do total de habitantes do Estado.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância em Doenças Transmissíveis, Nilce Haida, em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%. “Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos pela vacina”. Estudos ainda apontam que pessoas idosas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como consequência da gripe e de outras causas.

Algumas pessoas, depois de tomar a vacina, podem apresentar desconfortos, como dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação, entretanto esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas. A enfermeira Nilce ressalta ainda que não existem riscos de contrair a gripe ao tomar a vacina, como muitos acreditam. “A vacina nunca poderá provocar gripe porque em sua composição existem apenas fragmentos do vírus morto”.

Desde a criação da campanha em 1999, o Paraná sempre manteve uma cobertura vacinal acima dos 75%. Nos últimos dois anos o número de idosos vacinados passou de 89%, sendo mais de 801 mil em 2008 e 775 mil em 2007.

Procure um posto de saúde e vacine-se!

3 comentários:

  1. Nossa querida, estava comentando há pouco com meu marido sobre a vacina. Informação é sempre importante! Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. e ai fezinha o velho disse q so vai se vc for junto! kakakakakakkaka

    ResponderExcluir
  3. hauhauhauahauhaahuahuahauhauhaua
    bele entao ueh! marca aih q eu vou!
    ...
    ahuahuahuahauhauhauhauhauhauhau

    ResponderExcluir