quinta-feira, 10 de março de 2011

ENROLAMENTO E ENDIREITAMENTO DA PELVE


Sobre a prática dos movimentos de enrolamento no método pilates, estamos carecas de saber, certo? (se você é um aluno novo, não se preocupe, você ficará careca de saber em breve ... rs).  Apesar de explanarmos bastante durante as aulas sobre a importância e o mecanismo do enrolamento da pelve, vamos registrar e comentar um pouco mais sobre o assunto. 
Sabemos que nos enrolamentos são observados movimentos em forma de elipse da pelve. Isto é, quando se dá o enrolamento da pelve, a mesma se moviementa em direção à cabeça, para frente e para cima. Já, no endireitamento da pelve, esta se afasta da cabeça indo para baixo e para trás.
Para que o movimento se inicie, o períneo se contrai e ativa as vértebras sacroilíacas L5-S1., fechando o ângulo formado pelo cóccix e os ísquios. Neste contexto, as fibras cruzadas perpendicular conduzem  o cóccix em direção ao púbis, além de  aproximar ambos os ísquios. Então, a base do sacro é levada para trás e se coloca na horizontal.  Ao passar pela 12ª vértebra torácica o movimento conduz as últimas costelas para baixo e para trás, o tórax se alarga e o esterno e a bacia se aproximam em direção ao umbigo. O movimento se difunde pela dorsal e lombar até a 6ª torácica.
 Ainda, se dá um alargamento na superfície de suporte das asas ilíacas, modificação na orientação das espinhais no bordo posterior das asas ilíacas e os cótilos se orientam para trás.
Já no endireitamento da pelve, o movimento das asas ilíacas orientam a inserção dos espinhais para o plano frontal e as asas ilíacas se separam do sacro. A aproximação dos ísquios ainda , ergue o ramo superior do pubis, abrindo a porção superior da sínfise. Movimento esse que ocorre também com o trabalho dos retos  abdominais.

2 comentários:

  1. Que linda descrição.... eu acrescentaria, como forma de imagem, que a partir do início do enrolamento (e abertura da L5-S1), o púbis sempre deverá estar na posição mais alta (tanto na subida quanto na descida) para garantir que o alongamento dos flexores do quadril se efetivem assim como o alongamento axial da coluna lombar, especialmente. Amei! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Exato! Muito obrigada pelo valioso complemento.
    Beijoooo!

    ResponderExcluir