sábado, 12 de fevereiro de 2011

SISTEMA ARTICULAR DO QUADRIL

A articulação do quadril é do tipo sinovial - diartrose - formado pelo acetábulo e pela cabeça do fêmur. Possui grande estabilidade e congruência por ser sustentada por uma cápsula articular reforçada pelos ligamentos iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral.
O acetábulo caracteriza-se por uma concavidade óssea formada pela fusão do íleo, ísquio e púbis. Além de apresentar um anel de fibrocartilagem, o lábio acetabular, fixado na face lateral do acetábulo, a fim de intensificar a estabilidade articular. A cartilagem articular tem formato de ferradura com maior espessura na lateral. Já a porção central da superfície acetabular não se articula.
No interior da articulação do quadril está o ligamento da cabeça do fêmur que passa pela fossa acetabular até a fóvea da cabeça do fêmur, em seu aspecto medial posterior e inferior ao centro. Constituído por fibras colágenas organizadas, este ligamento se divide em três feixes:
Feixe posterior isquiático - mais comprido, saindo da fossa acetabular ao ligamento transverso.
Feixe anterior púbico - inicia-se da fossa acetabular anterior, atrás do corno anterior crescente articular.
Feixe médio - mais delgado, fixa-se sobre a borda superior do ligamento transverso.
Os ligamentos que a compõem e dão estabilidade são:
- Capsula Articular: resistente e espessa, envolve a articulação coxo-femural. Na parte distal posterior da articulação é mais frouxa do que a parte proximal anterior, que é mais rígida.
- Ligamento Pubofemoral: se insere no ramo superior do pubis e na crista obturatória, se funde com a cápsula e com a face profunda do feixe vertical do ligamento iliofemoral.
- Ligamento Iliofemoral: muito resistente, está situado na parte anterior da articulação. Reforça a cápsula articular.
- Ligamento Isquiofemoral: feixe de fibras resistentes em forma de triângulo que começa no ísquio distal e vai até o acetábulo, posteriormente, e funde-se com as fibras da cápsula.
- Ligamento da cabeça do femur: algumas vezes ausente, trata-se de um feixe achatado triangular que se insere na incisura da cavidade acetabular e no ápice da fóvea da cabeça do fêmur.
- Orla Acetabular: constituída por fibrocartilagem, nivela as desigualdades da superfície do acetábulo e   protege a região. Se insere na margem do acetábulo aprofundando a cavidade. Circunda a cabeça do fêmur.
- Ligamento Transverso do Acetábulo: faz parte da orla do acetábulo, porém é desprovido de fibras cartilagíneas. Fortes e achatadas, as fibras cruzam a incisura acetabular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário