sábado, 5 de junho de 2010

5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Esse ano a Organização das Nações Unidas declarou o Ano Internacional da Biodiversidade. Oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano. Trata-se de nossas conquistas para proteger e estimular a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade.


A variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade" - nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida - mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catastrófico.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010 (WED 2010, na sigla em inglês) é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". Este tema reflete o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. Milhões de pessoas e milhões de espécies dividem o mesmo planeta e se agirmos juntos poderemos todos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.
Ao comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nos permitimos considerar mais cuidadosamente as atitudes que devemos tomar pelo nosso objetivo comum de preservar a vida no planeta.
Mas vale salientar, que cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão não só na biodiversidade, mas em vários outros aspéctos tão simples e urgentes quanto. Por exemplo, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias.
Vai aqui algumas dicas muito simples para você se inspirar e iniciar seu papel de cidadão ou dar continuidade:

Água
Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia
Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
Ar condicionado - utilize com moderação!
Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Assim, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Combinar um rodízio com os vizinhos que se deslocam na mesma direção. Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!

Site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010: http://www.unep.org/wed/2010/english/

Um comentário: