terça-feira, 2 de março de 2010

PILATES PARA CORREDORES


Como já havíamos citado algumas vezes, o PILATES pode beneficiar também no desempenho de esportistas em suas modalidades. Sabendo disso, muitos corredores não perderam tempo e começaram a complementar sua rotina de treino com o método PILATES. Através da respiração do PILATES, consiência corporal e grupos musculares equilibrados, o esportista tem seus movimentos mais econômicos, eficientes e coordenados, além de garantir força muscular e flexibilidade fundamentais à pratica. Ainda, condiciona a postura do corredor para mantê-la de forma adequada pela exigência do esporte, e protegendo não só a coluna, mas todas as articulações contra lesões, já que é uma modalidade de impacto.

O fortalecimento do CORE - parte central do corpo - também é bastante valorizada na corrida por proporcionar agilidade, força e proteção ao praticante. E como sabemos, o CORE é amplamente explorado pelo PILATES já que é a base de todos os movimentos. O CORE fortalecido é sinônimo de mais equilíbrio e controle sobre o corpo.

“O core permite que o corpo produza força, reduza força e se estabilize em reação a estímulos externos. Quando todos os músculos absorvem e transmitem a força de forma ideal, produzem um movimento mais eficiente”, explica Luciano D’Elia, treinador do CORE 360.

Caso o CORE esteja fraco, a mecânica do movimento da corrida se encontrará ineficiente e o esportista vulnerável.

Possíveis dores musculares e articulares também podem ser estabilizadas e evitadas pelo método.

Os exercícios reproduzem os movimentos da corrida, e em determinados períodos do programa de treino é importante que o ambiente seja semelhante ao da corrida, sempre alterando os estímulos. O core permancerá forte e o rendimento do corredor será otimizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário