quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DISCOPATIA DEGENERATIVA COM QUALIDADE DE VIDA, PRATICANDO PILATES


Entre as vértebras da coluna vertebral se encontram discos intervertebrais fibrocartilaginosos, os quais absorvem impactos, diminuem o atrito e proporcionam suporte estrutural para a coluna. Essa função amortecedora do disco o submete a constantes pressões, podendo levar a um desgaste: degeneração discal ou discopatia degenerativa. Fatores como o envelhecimento, lesões repetitivas e a carga genética tmbém contribuem a esse desgaste. Como os discos possuem um escasso suprimento sangüíneo, não há capacidade de regeneração.

Os discos nessas condições, sofrem rupturas internas, conduzindo a uma diminuição do espaço discal intervertebral. Assim, é possível que os nervos sejam pinçados e sofram compressão gerando dor na coluna irradiada para os membros. Esta dor pode variar de leve, severa e debilitante. E pode ser aliviada quando assumimos uma posição que diminui a pressão sobre os discos.
É comum a perda da capacidade de amortecimento pela redução na altura e pelo endurecimento das estruturas discais.

O tratamento não cirurgico pode incluir medicação, fisioterapia e metodos para tratamento da dor. Caso esses não melhore o quadro do paciente, o médico pode indicar a cirurgia.
Também em casos de discopatia degenerativa, o PILATES tem sido bastante indicado por médicos e elogiado pelos praticantes. Pois, trata-se de um método que atinge o objetivo do aluno de forma efetiva e segura, se baseando na respiração simultâneo aos músculos centrais do corpo, que promove estabilização e proteção às articulações, como a coluna vertebral; e no equilíbrio muscular. Então, o aluno terá alívio e controle das dores, pois a coluna estará bem estruturada devido ao reforço muscular da região e ao condicionamento postural. O praticante de PILATES normalmente tem uma ótima qualidade de vida, pela disciplina da prática, consciência corporal e finalmente pela estabilização do quadro doloroso.
No FLEXUS PILATES, os alunos tem apresentado excelentes respostas ao método. Além da ênfase nas trações (com precauções de caso para caso), os exercícios de alongamentos e força são prescritos com muita cautela, analisando cada indivíduo, pois além da patologia em questão, há várias outras especificações individuais do aluno que devem ser respeitadas e consideradas para um resultado concreto e prevenção de novas lesões. As informações e educação do aluno para as atividades da vida diária também são focadas.
Métodos como calor local, o ultrasson, tens, etc podem ajudar na analgesia.

4 comentários:

  1. hi sweet!postando tb aqui no blog, p lembrar q lembro a todo momento q lembrar ainda faz parte, e p todo o sempre. luv...

    ResponderExcluir
  2. quero saber mais sobre discopatia degenerativa

    ResponderExcluir
  3. temho discopatia e horriveu

    ResponderExcluir
  4. estou preucupada porque estou comDiscopatia degenerativa T7 T8 e T8 T9 mim esplique mais sobre essa doenca

    ResponderExcluir