segunda-feira, 13 de julho de 2009

VITAMINAS E BEM-ESTAR

O homem urbano não carece de motivos para desencadear o estresse.Vivemos numa "montanha russa" de emoções diárias e nosso corpo aciona mecanismos para se defender, nos mandando seu "recado" claramente e de diferentes formas. Muitas vezes, absorvidos pelas obrigações e preocupações do dia-a-dia, nosso "radar" não capta o "apelo de trégua" e, por conseqüência, casos cada vez mais freqüentes de doenças psicossomáticas, hipertensão, obesidade, transtornos de humor, depressão, ansiedade e pânico vêm atingindo homens e mulheres de diferentes níveis sócio-econômicos e idades. Frente a este cenário epidemiológico mundial, torna-se cada vez mais iminente a escolha pessoal e o estímulo por um Estilo de Vida que privilegie a Alimentação Saudável, a Atividade Física, a Meditação, os Exercícios de Respiração, a Adoção de hobbies e as Práticas Complementares de Cuidados com a Saúde.

B1 (Tiamina) - Atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso. Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição.É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).
Acerte nas escolhas: gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, lentilha, soja, leite de soja, farinha de soja, milho verde, cereais integrais, pinhão e farinha de trigo integral.
B3 (Niacina) - Atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio.
Acerte nas escolhas: atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais.
B6 (Piridoxina) - Participa da formação de energia. Atua na formação de anticorpos, hemácias e funções neurológicas normais. É também indicada no tratamento da TPM (enjôos, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas). Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.
Acerte nas escolhas: fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.
B12 (Cobalamina) - É essencial ao funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas). Possui papel importante na formação da membrana que envolve as fibras nervosas, a mielina. Também ajuda no transporte e estoque de ácido fólico. Pessoas com depressão, costumam apresentar baixos níveis de B12.
Acerte nas escolhas: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.
Ácido Fólico - Participa, juntamente com a Vitamina B12, na produção de neurotransmissores. Colabora na manutenção dos níveis de serotonina (neurotransmissor que promove o bem estar).Pessoas com distúrbios de humor podem apresentar baixos níveis sanguíneos de ácido fólico.
Acerte nas escolhas: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.

MINERAIS:
Cálcio - Participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares.Reduz sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual). Promove o bom humor. Regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Acerte nas escolhas: leite e iogurte desnatados, queijos magros, leite de soja enriquecido.
Magnésio - Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.
Acerte nas escolhas: soja e derivados (leite, suco, tofu), tomate, caju, peixes, espinafre, arroz integral, aveia e cereais fortificados, nozes e castanhas.
Selênio - Alguns estudos sugerem que este mineral antioxidante tem grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas. Acerte nas escolhas: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes.

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Fonte:Caderno Vida - Jornal do Brasil (RJ)
Marília Fernandes CRN 1693

Nenhum comentário:

Postar um comentário