sexta-feira, 31 de julho de 2009

IMPERDÍVEL!!! DÉBORAH COLKER EM MGÁ!

Programasso para o fim de semana hein!! A companhia de dança da DEBORAH COLKER estará em Maringá com o espetáculo "CRUEL", nos dias 1 e 2 de agosto, no Teatro Calil Haddad. Ingressos na Casa dos Uniformes, corre porque a procura está enorme! Com certeza o meu já está garantido!!
Ainda, no sábado, o Oscar Filho do CQC estará no Teatro Marista com seu stand comedy. Gostaria muito de ir, mas infelizmente para mim vai ficar para a próxima. Mas quem for me contaaa hein!!!

ARTROSE E O PILATES

Também conhecida como osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma doença crônica degenerativa das articulações caracterizada pela destruição da cartilagem articular (aderida ao osso) e do próprio osso adjacente, diminuindo o amortecimento dessas estruturas.
Pode causar dor que se manifesta através de estímulos mecânicos, quando a articulação é utilizada. Em alguns casos, a cartilagem pode se calcificar favorecendo a formação de condensações e deformações ósseas, como os osteófitos (osteofitoses; bicos-de-papagaio) que ocorrem na coluna vertebral. Em outros casos, a artrose pode atingir várias articulações ao mesmo tempo (poliartrose), dificultando a distinção com a artrite reumática.
Essa patologia é a mais freqüente das doenças articulares, podendo ocorrer em ambos os sexos, no geral após os 50 anos, porém tem maior incidência em idosos e mulheres. Embora a artrose seja mais freqüente em pessoas de idosas, a sua causa não é a simples deterioração que implica o envelhecimento. A causa da artrose pode estar relacionada a vários fatores, tais como, microtraumatismos de repetição, cargas articulares excessivas, obesidade, atividades ocupacionais, fatores metabólicos, endócrinos e hereditários.
Além da dor, a artrose também pode causar ruídos, inchaços e rigidez articular, deformidade (nas mãos - nódulos de Heberden) e comprometimento das funções da articulação. Todas as articulações podem sofrer dessa patologia, mas, as mais comprometidas são em geral as que suportam mais impacto ou sofrem mais desgaste, além das articulações interfalangianas distais (pontas dos dedos). Na coluna vertebral, é comum atingir o pescoço, cervical e a região lombar. A artrose cervical é comum em mulheres na menopausa, produz dor de cabeça, rigidez de nuca, formigamento nos braços, etc. A artrose lombar gera dor ao agachar-se e levantar-se e produz dor ciática. A artrose dos joelhos também é freqüente em mulheres na menopausa e quase sempre em obesas. A maioria das pessoas afetadas por esta doença, especialmente os mais jovens, apresentam poucos ou nenhum sintoma clínico; contudo, algumas pessoas adultas desenvolvem incapacidades significativas.

O tipo de tratamento depende da gravidade, do acometimento e das particularidades do aluno. Pode incluir tanto tratamentos com ou sem medicamentos, que visam não somente aliviar a dor, mas sobretudo preservar a função da articulação em questão. Medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios são prescritos pelos médicos em alguns casos. As terapias não medicamentosas são caracterizadas pela informação e consientização do aluno, dieta balanceada e sem excesso de gorduras, para evitar o sobrepeso e exercícios sistematizados e com prescrição apropriada. A redução de peso é importante quando existe acometimento das articulações de carga (coxofemurais, joelhos e tornozelos).

Os cuidados apropriados podem causar diferenças significativas na qualidade de vida do paciente, podendo evitar que a artrose cause maiores danos. Desta forma, o PILATES vem apresentando resultados excelentes à melhora da qualidade de vida dessas pessoas. A prática do Método ajuda a amenizar as dores, porque fortalece a musculatura das regiões do abdômen, coxas e dos glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor. Há um grande repertório de exercícios de Pilates que visam a funcionalidade, a organização e fortalecimento da cintura escapular, tronco e braços, bem como o complexo lombar-pélvico dos quadris, pernas e pés. Os exercícios focam a amplitude articular, alongamentos e reforço muscular, fundamentais para a prevenção dos sintomas dolorosos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

DICAS SUSTENTÁVEIS: LOCOMOÇÃO

  1. Antes de sair de casa, pense se de fato a distância e o local compensam o uso do transporte individual. Às vezes, pode ser muito mais prático usar o ônibus, o metrô ou ir à pé.
  2. Outra boa forma de se otimizar o uso de automóveis é por meio da carona. Você reduz os custos com o veículo e ainda gera menos poluentes. Se você ficou interessado, mas não conhece ninguém que faça um trajeto próximo de você, os sites http://www.caronasegura.com.br/ e http://www.caronachevrolet.com.br/ podem ser uma “mão na roda”.

  3. Escolha um modelo de carro movido a álcool. É renovável e menos poluente do que combustíveis fósseis (responsáveis por mais de 70% das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera).

  4. Lave o carro a seco. Às vezes é até mais barato do que a tradicional feita com água.

  5. Mantenha um lixinho no carro. Nunca jogue o lixo pela janela. NUNCA!

  6. Programe o trajeto a ser realizado com antecedência, procure alternativas para fugir dos congestionamentos, acorde um pouco mais cedo do que de costume e use um GPS.

  7. Essa são para as autoridades: criar centrais de carga e descarga fora dos centros urbanos, para evitar que os caminhões rodem dentro das cidades.

  8. Movimente-se de forma saudável: se puder, vá de bicicleta ou a pé. E de quebra contribui à sua saúde.

Quem tiver mais dicas, poste e contribua!!!!!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

MENOPAUSA E A PRÁTICA DO PILATES


Ciclo menstrual interrompido, diminuição da atenção e memória, ondas de calor, insônia, ansiedae, irritabilidade e cansaço são alguns desconfortos da menopausa. Trata-se de um dos principais eventos biológicos na vida da mulher que se dá normalmente em sua fase madura, entre os 45 e 55 anos, período em que a mulher deixa de produzir hormônios, e quem sabe até uma fase do sexo voltado exclusivamente ao prazer. Assim, é normal que várias questões rodeiem a mente da mulher. É preciso alguns cuidados porque a falta de determinados hormônios podem aumentar a probabilidade de aparecer algumas doenças, como as relacionadas ao coração e osteoporose.

A reposição hormonal é uma alternativa para algumas mulheres. A base do tratamento é a reposição de estrogênio que ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo, fortalece os tecidos da parede vaginal e melhora a lubrificação, aumenta a elasticidade das paredes da uretra e a eficiência do sistema excretor, estimula a produção de colágeno, ajuda a manter a temperatura do corpo estável e melhora o sistema cardiovascular. Por outro lado, apresentam desvantagens, como tratamento prolongado e com custo elevado, volta da menstruação e TPM em algumas mulheres, agravamento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.
É preciso enfatizar que a Terapia de Reposição Hormonal nunca deve ser iniciada e abandonada sem supervisão médica. Ainda, a pessoa deve ser bem avaliada pois cada pessoa tem uma necessidade diferente, ou seja, a prescrição deve ser individualizada. As vantagens da Terapia de Reposição Hormonal só são obtidas se seu uso for supervisionado e contínuo.

Ainda, é importante que haja mudanças no estilo de vida, como a inserção de exercícios físicos, um hábito de alimentação direcionado e abolição do fumo. As mulheres fumantes entram na menopausa cerca de dois anos antes, e a menopausa precoce aumenta ainda mais o risco de doenças coronarianas.
Outro forte aliado também reside nos alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, ácido fólico, cálcio, magnésio, selênio, omega 3, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas -isoflavona, e fitonutrientes auxiliam na carência de estrógenos e progesterona. A isoflavona, por exemplo, age sobre as ondas de calor e o suor noturno, é encontrada na soja e seus derivados. Já o magnésio, dos cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleagionosas, age, em conjunto com o cálcio, no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.

Quanto aos exercícios físicos, a sua prática é fundamental , já que o sedentarismo intensifica os sintomas da menopausa e a prática apresenta efeitos contrários, ou seja, amenza esses incômodos. Como na menopausa ocorre uma perda de massa óssea, é importante realizar também exercícios contra a resistência como o PILATES, que também enfoca a postura. Através de técnicas especialmente desenvolvidas para as mulheres, o PILATES, na idade adulta, na menopausa e pós-menopausa, ajuda a mulher a combater o estresse e a amenizar os sintomas da variação hormonal - TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos, a prevenir e tratar a osteoporose e a incontinência urinária, além de agir na manutenção da força muscular.
Ainda, para quem precisa desenvolver flexibilidade e força sem criar músculos volumosos, aumentar a capacidade de concentração e equilíbrio para evitar contusões e aperfeiçoar seu desempenho, a prática de Pilates é a escolha perfeita. Pilates ajuda na aquisição de uma boa aparência, o que nos dá confiança e aumenta a auto-estima em qualquer fase da vida. Pode ser praticado inclusive na ocorrência de lesões, pois sua grande adaptabilidade e variedade de aparelhos permitem isolar a parte lesionada e continuar exercitando todo o corpo até a recuperação total.

JOSEH PILATES diz em seu livro "Return to life" - 1945 que, por meio da prática de seu método, as pessoas podiam recuperar a harmonia e o equilíbrio do corpo, além de paz e serenidade na mente. A recuperação dessa vitalidade traria as pessoas “de volta à vida”, obtendo um corpo capaz de suportar o estresse da vida moderna e ainda ter reservas suficientes para desfrutar dos momentos de lazer com a família e os amigos.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

VOCÊ SABE O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Nunca o desenvolvimento sustentável foi tão discutido como atualmente. Resultado de um crescimento desordenado e um alto consumo que têm reduzido o potencial do meio ambiente - aquecimento da atmosfera, crescimento dos níveis dos oceanos, poluição das águas, erosão do solo e a acelerada extinção das espécies. E uma das maiores raízes dos problemas do mundo se deve ao fato de que as necessidades do homem são ilimitadas, já os recursos naturais são limitados.

Sustentabilidade está relacionado à continuidade harmônica e equilibrada dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. É um meio de estruturar as atividades humanas de forma que a sociedade e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu potencial, ao mesmo tempo que preserva a biodiversidade e os ecossistemas naturais.

Porém, para conciliar meio ambiente e desenvolvimento econômico requer planejamento abrangendo vários níveis de organização. É necessário envolver medidas educativas e conscientização, além de haver equilíbrio entre o meio rural e urbano. Devemos preservar para que os recursos passem de geração a outra e que estas, tenham condições de sobreviver no futuro.

O FLEXUS PILATES não poderia ficar fora dessa! Acreditamos que por meio da informação e ação responsável podemos fazer a diferença em nosso planeta. Assim, estamos desenvolvendo planos de ação relacionados ao assunto, além de sempre postar novas dicas para insentivar e reinventar maneiras de ser sustentável.

Vamos todos fazer a diferença em nosso planeta.

JOSEPH PILATES & ROMANA



Vídeo de Joseph Pilates ensinando Romana, bailarina e sucessora de J.Pilates. Vejam como é lindo! Observem como os exercícios do método são adaptáveis ao indivíduo, ao objetivo e no caso de rendimento, à especificidade da modalidade. LINDO!!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

DOMINGÃO: CHURRASCO EM PROL DO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO


Este ano, o Asilo São Vicente de Paulo completa 25 anos de atuação na nossa cidade!
Trata-se de uma entidade totalmente voluntária que recebe mais de 80 idosos carentes da região.
Assim, para que essa ação continue, o asilo organiza promoções que envolvem a comunidade para angariar fundos para manter e melhorar a estrutura do Asilo e, claro, melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Por isso, neste domingo - 26 de julho- a partir das 12 horas, será promovido um churrasco que reunirá a comunidade, parentes e colaboradores. Haverá comida boa: carnes variadas, saladas, arroz e maionese!

Então, compareçam e ajudem!!

Data: 26/07/2009
Início: 12:00h
Endereço: Av. Alziro Zarur – 976. Maringá PR
Preço: R$15,00
Ingressos e informações:(44) 3025-3443 - 3028-9074
*Crianças menores de 10 anos não pagam ingressos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ATENÇÃO!! É PRECISO FISCALIZAÇÃO SIM!!!

Leiam a reportagem abaixo sobre a limitação das fiscalizações do Conselho de Educação Física. Em alguns casos, realmente acho que é preciso alguma tolerância, como no caso das escolas e institutos de Danças (e não m refiro às danças ministradas em academia de ginástica, que possui um foco diferente).
Mas...e no PILATES??É preciso de fiscalização sim! É preciso de conhecimentos básicos (e avançados) de anatomia, fisiologia, cinesiologia, biomecânica, posturologia, várias patologias, entre outros. Como alguém sem esses conhecimentos prévios e básicos (que não se aprende nos cursos de capacitação de professores de Pilates) vai estar habilitado em cuidar de alguém??
É preciso refletir muito sobre o assunto e tomar uma atitude, caso contrário, a pouca ordem vai virar bagunça. E quem se prejudica são os profissionais sérios e principalmente os alunos de Pilates, que não vão mais ter a garantia de ter uma prática segura e confiável.

LEIAM:

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PRETENDE LIMITAR ATUAÇÃO DOS CREFs

A Comissão de Educação e Cultura pode aprovar projeto de lei (1371/07), determinando que os conselhos regionais e federal de Educação Física não podem fiscalizar e nem exigir o registro de profissionais de dança, capoeira, ioga, artes marciais e pilates.A discussão sobre o texto foi encerrada nesta quarta-feira (9) sem que nenhum deputado se manifestasse contrariamente ao projeto. Ele só não foi votado por causa do início da Ordem do Dia no Plenário.Para o relator da proposta, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que é formado em Educação Física, a atuação dos conselhos lhe parece "exorbitante no plano jurídico e equivocada no mérito cultural".
ACADEMIAS DE DANÇA
Os profissionais da dança que estavam na comissão reclamam que os fiscais dos conselhos buscam fechar academias de dança porque os profissionais não seriam formados em educação física.A diretora do Fórum de Dança do DF e Entorno, Mônica Berardinelli, conta sua experiência pessoal. "Eu estava dando uma aula de balé, entrou uma pessoa do CREF-DF e disse que eu não poderia estar dando aquela aula porque eu sou formada em artes, não sou formada em educação física", relata Mônica.Ela então pediu ao profissional de educação física que desse a aula de balé clássico. "Aí ele disse que isto não era a área dele. Então, chegamos agora a esta conclusão de que realmente não é a área deles"
ARTES MARCIAIS
O deputado Wilson Picler (PDT-PR) disse que é favorável ao projeto, mas mostrou preocupação com a falta de uma fiscalização em relação às artes marciais.Autora do projeto, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) lembra que dança não é ginástica, mas uma manifestação artística. Na sua avaliação, as questões referentes às artes marciais podem ser trabalhadas em uma segunda etapa."No momento que estas artes e ofícios estiverem em debate para profissionalização ou não, obviamente as regras de funcionamento do repasse destas práticas deverão sofrer regulamentação", avalia Alice Portugal.Segundo o Conselho Federal de Educação Física, alguns tipos de serviços oferecidos pelas academias - lambaeróbica, dança aeróbica, aerodança, e hidrodança - visam melhorar ou manter o condicionamento físico e devem ser executados por profissionais de educação física.
TRAMITAÇÃO
Além da Comissão de Educação e Cultura, o projeto também será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte:Agência Câmara 23/7/2009
Fonte: Fitness Brasil

DESVIOS POSTURAIS

Muito se fala em desvios posturais, mas você sabe do que se trata realmente?

A coluna vertebral é dividida em região Cervical, Torácia/Dorsal e Lombar, cada uma com sua curvatura definida. Normalmente, devido à ação da gravidade somada às posturas erradas por tempo prolongado, o corpo deixa seu eixo de equilíbrio e acarreta em alterações posturais enrijecendo as articulações vertebrais e encurtando os músculos. Tais alterações estruturais acentuam as curvaturas da coluna vertebral, tornando-as mais vulneráveis às tensões mecânicas e traumas. Caracteriza-se então os desvios posturais, tais como a hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose, que refletem e hérnias discais, no mal uso de várias outras articulações como as dos ombros, braços, quadris, temporomandibulares, joelhos, pés.

HIPERLORDOSE LOMBAR
Trata-se de um aumento anormal da curvatura lombar acentuando a curva lombar normal. Pode ocorrer dor nas costas principalmente em atividades que acentuam a lordose, como em posições em que a lombar está em extensão. Ficar em pé por um longo período é um exemplo.
Ainda, em casos de desequilíbrio muscular importante, bem como ósseo, pode acontecer de o abdome ser projetado para a frente, deixando a barriga saliente e acentuando as dores.

CIFOSE
A cifose se dá por um aumento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral. Pode ser causada por doenças como a espondilite anquilosante ou a osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação óssea, ficam fracas ou em forma de cunha. Mas a má postura e o desequilíbrio muscular também continuam sendo causas comuns principalmente entre os adolescetes. Nesta fase, os meninos mais altos tendem a se retrair para não se destacar fisicamente perante os colegas. Já as meninas com mamas muito grandes podem se curvar com o objetivo de escondê-las. É preciso ter cautela para que a cifose postral não se torne estrutural.
A cifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toracolombar. Neste último caso, encontraremos uma retificação da lordose lombar, contribuindo para a redução da mobilidade desta região.

HIPERLORDOSE CERVICAL
Já a hiperlordose cervical é caracterizada pelo aumento da curvatura da região dorsal em uma convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou irredutível. Pode ser postural, Scheuermann (osteocondrose espinhal), congênita, traumática , metabólica, inflamatória (mal de Pott - TBC), tumoral entre outras. Esse problema causa alterações anatômicas levando a um dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e até déficit respiratório, já que reduz a capacidade de sustentação da coluna vertebral e da expansibilidade torácica.
A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento das escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.
Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo.

ESCOLIOSE
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não. É um desvio da coluna para a direita ou esquerda, dando-se uma forma de "s". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma latero-flexão vertebral). A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica: sem gibosidade, sem rotação vertebral.
A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal.
A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior.

PILATES x DESVIOS POSTURAIS
Por se tratar de um método que desenvolve o corpo de maneira uniforme é totalmente indicado nos casos de desvios posturais também.
PILATES é uma técnica de reeducação do movimento e reequilíbrio muscular, composto por exercícios baseados na cinesiologia e biomecânica da anatomia humana, por isso, restabelece e aumenta a flexibilidade e força muscular sem passar do limite do aluno, assim prezando a segurança e a efetividade. Ainda, a consiência corporal é potencializada e a respiração é condicionada de forma correta coordenando a contração e fortalecimento dos múculos centrais do corpo (CORE) durante os exercícios, auxiliando de forma concisa a correção da postura, além de prevenir lesões.

"É um método que desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito”.

JOSEPH PILATES

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PILATES TAMBÉM PARA A TENDINITE

Os músculos são ligados aos ossos por estruturas fibrosas de tecido conjuntivo, os tendões. Normalmente, devido às repetições excessivas de um mesmo movimento (LER,DORT), lesões ou uma condição remática, é comum se dar uma inflamação no tendão, caracterizando a tendinite. A lesão pode acometer qualquer tendão, mas os locais mais afetados são: ombros, punhos, calcanhares e cotovelos.
Os sintomas incluem sensação de dormência, inchaço, sensibilidade em volta da articulação e dificuldade de realizar tarefas simples, que evoluem para dores muito fortes havendo a possibilidade de comprometer os movimentos da região afetada ou até resultar em incapacidade física.
O tratamento da tendinite objetiva o alívio da dor e a redução da inflamação. O repouso ou a imobilização dos tendões afetados ajuda na recuperação. E a aplicação de calor ou frio na região, bem como medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) podem reduzir a dor e a inflamação. Se a lesão for causada por excesso de uso, os hábitos devem ser modificados para prevenir a recorrência do problema e evitar o risco de calcificações no tendão. Diversifique os movimentos e inclua pausas entre o período destas ações repetitvas.

O PILATES pode tanto prevenir como agir sobre as consequências da tendinite. O padrão físico, postural e a região afetada serão analisados para que os músculos sejam fortalecidos e alongados de forma que permaneçam equilibrados e a lubrificação das articulações potencializadas, assim, o esforço e impacto nas articulações serão bastante amenizados, as dores estabilizadas, a rigidez diminida e os movimentos se encontrarão mais saudáveis. O fato de o método se basear em exercícios fluidos, suaves e holísticos a prática da prevenção e tratamento se torna mais segura e efetiva, sempre oferecendo o bem estar durante e após a prática.

QUAL É A SUA IDADE?

Hoje em dia encontramos pessoas que aparentam mais idade do que realmente têm e também o contrário. Uns envelhecem mais rápido e outros mais lentamente, dependendo da hereditariedade e do meio em que vivem. Quando escutamos relatos de doenças que tinham uma relação com a idade, tais como hipertensão arterial, derrame cerebral, infarto do miocárdio, entre outras, acontecerem em diferentes etapas da vida, podemos chegar à conclusão que a verdadeira idade de uma pessoa não é a cronológica, e sim da idade biológica. Esta, está relacionada com o corpo e sua vulnerabilidade mediante a sinais críticos e seus processos celulares. Com o passar de cada ano a idade fisiológica necessariamente não aumenta um ano, ela pode acrescentar muito mais que isso, pois o tempo biológico é diferente do tempo físico. Para alguns estudiosos o envelhecimento não é meramente o efeito acumulativo de doenças crônicas individuais e sim uma síndrome de identidade bioquímica e fisiológica, portanto passível de ser quantificada. Esta quantificação em forma de idade biológica não deve se concentrar apenas nas pessoas idosas, ela deve fazer parte de um procedimento habitual clínico e deve ser acompanhado desde os primeiros anos de vida, para que possamos ter tempo físico de agir preventivamente e assim melhorarmos a qualidade de vida enquanto envelhecemos.
É importante o conhecimento do poder que cada um de nós tem em modular nossa expressão genética e otimizar nossas funções orgânicas, com isso retardar o máximo o envelhecimento que nada mais é, que a perda progressiva de reserva funcional associada a maior incidência de processos patológicos. Quase todas as características associadas ao envelhecimento podem ser moduladas por fatores nutricionais, estilo de vida e ambientais. Os exercicios sem sombra de duvidas estao inlusos neste estilo de vida, sobretudo o PILATES que proporciona inumeros beneficios relacionado a qualidade de vida.

Conceitos dos diferentes tipos de idade:
1- Cronológica ou calendária - Ordenada de acordo com a idade do nascimento.
2- Biológica - Corresponde a idade que o organismo demonstra com base na condição biológica dos seus tecidos comparados com padrões; depende dos processos de maturação biológica e de fatores exógenos.
3 - Psicológica - Corresponde à idade da capacidade de adaptação às reações e à auto imagem dos indivíduos.
4 - Social - É determinada pela estrutura das sociedades.
5 - Funcional - Corresponde á idade que tenta relacionar as diferentes idades.
Classificação Gerontológica - OMS
Idade Adulta Jovem ou Juvenil - 15 à 30 anos
Idade Madura - 31 à 45 anos
Idade de Mudança ou Média ou Involução ou Envelhecimento - 46 à 60 anos
Idade do Homem mais velho - 61 à 75 anos
Idade do homem velho - 76 à 90 anos
Idade do homem muito velho - mais de 90 anos.

Classificação das Faixas Etárias para Atividade Física e Esportiva(Classificação - WINTER, 1977)
Adulta Precoce - 18 aos 30 anos - Relativa manutenção da capacidade esportiva-motora. No indivíduo treinado é a idade dos desempenhos máximos (exceção para esportes como a natação e ginástica) no indivíduo não treinado ocorre diminuição da velocidade.
Adulta Média - 30 aos 45 anos - Diminuição do desempenho esportivo, principalmente no aspecto coordenação e ainda na velocidade e resistência. A força ainda se preserva. No indivíduo treinado é possível uma certa preservação desses valores.
Adulta Posterior - 50 aos 70 anos - Maior redução da capacidade motora. Involução da velocidade, força e resistência no indivíduo treinado, enquanto no não treinado a involução é drástica.
Adulta Tardia - mais de 70 anos - Acentuada involução motora em todas as classes.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O CÉU ESTÁ COLORIDO!

O céu maringaense está todo colorido! Entre os dias 16 e 19 de Julho, acontece o 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo. Esse evento tradicional conta com os principais pilotos do ranking nacional. Fiquem de olho no céu da cidade para apreciar este espetáculo visual.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

DORES LOMBAR E O PILATES


Segundo a Organização Mundial da Saúde, 50% a 80% da população mundial sofrerão com dores lombares em algum momento da vida. Embora os problemas lombares sejam mais comuns em pessoas na faixa etária de 45 a 65 anos, o número de jovens que procuram ajuda profissional com esse problema vem crescendo de forma significativa. Este problema pode resultar em má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, a execução errada de exercícios, afastamento e faltas no trabalho. Entre as causas mais comuns estão o sedentarismo, a idade, a herança genética, a postura no trabalho, levantar pesos de forma incorreta.
De acordo com os aspectos clínicos, as dores lombares podem estar em três categorias: patologia séria, dor radicular e lombalgia não-específica.

As patologias sérias, como o tumor, têm como características as dores constantes, sobretudo à noite, além da perda de peso significativa em pouco tempo. Entretanto, não é um aspecto clínico muito comum, apenas 1% da população.
A dor radicular caracteriza-se por “pinçamentos” de nervos entre as vértebras da coluna. Podem envolver hérnias de disco ou desgastes significativos das vértebras que resulta em compressão de um ou mais nervos. Os sintomas são dor aguda, intensa e severa, que se modifica com o movimento ou posição do corpo, e irradia para os membros inferiores. Ainda, pode se dar uma sensação de dormência ou formigamento e “falha” muscular que pode levar à dificuldade na caminhada. As dores radiculares representam 5% das dores relacionadas as dores lombares.
A categoria de dor lombar mais comum é a lombalgia não-específica, 94% das dores nessa região. São caracterizadas pela má localização, que pode piorar ou melhorar com o movimento ou determinadas posturas e podem melhorar espontaneamente em muitos casos em até 3 semanas. São dores que podem ter origem decorrente de hábitos posturais errados, movimentos bruscos, prática errada ou mal orientada de exercícios físicos, entre outros.

O diagnóstico e tratamento da dor lombar necessitam de uma extensa compreensão das estruturas ósseas e das partes moles das região lombar.
O método PILATES é uma modalidade bastante eficiente para estabilizar e tratar os problemas de coluna, já que se utiliza o fortalecimento e estabilização da parte central do corpo, conduzindo a uma maior proteção às articulações, sobretudo a coluna. O equilíbrio muscular é adquirido pela flexibilidade e pela força de forma balanceada, e então o abdomem e a coluna se encontrarão mais resistentes, o que é essencial para a vida diária e pratica de atividades esportivas.
O método focaliza não somente a força dos músculos do tronco, mas também a coordenação, equilíbrio e um padrão de movimento mais eficiente e seguro. Além de eliminar as tensões e desequilíbrios que refletem na coluna, ajudando também na mobilidade do pescoço e cabeça.
Ao final, o que se apresenta é um tronco estável, forte e flexível para organizar membros inferiores e membros superiores alinhados e fluentes

terça-feira, 14 de julho de 2009

CÃIBRAS MUSCULARES


Cãibra muscular é uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos. Resulta em dores agudas devido ao acúmulo de ácido lático.
Pode acontecer em pessoas saudáveis durante o sono ou dentro da água. Também se dá com muita frequência durante ou após os exercícios.

Preocupando-se com os minerais
Por muito tempo, atletas atribuíram as cãibras à falta de cálcio, magnésio, sobretudo o potássio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras. O grande causador deste problema é a falta de sódio.

Líquidos e o fator sódio
Apesar de existirem muitas causas para as cãibras, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem os praticantes de atividades física a cãibras musculares.
O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais nervosos e nas ações musculares. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão somado a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair involuntáriamente e se contorcer.

Outras causas potenciais
Por outro lado, as cãibras podem ser consequência de uma diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Por exemplo, após uma refeição, o organismo se concentra no sistema digestório, diminuindo o fluxo de sangue aos grupos musculares.
Diabetes, soenças neurológicas ou problemas vasculares também são fatores que favorecem as cãibras. Alguns relatos indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Se as cãibras aparecerem sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.

Prevenção das cãibras:
  • Beba líquido para ficar hidratado durante o exercício
  • Reponha os níveis de sódio durante os itervalos de exercícios. Uma boa sugestão são as bebidas isotônicas.
  • Assegure uma reposição nutricional adequada (particularmente ao sal) e descanse após um treino intenso

Quando as cãibras aparecerem:

  • Alongue: como as cãibras são normalmente relacionadas às mudanças na capacidade de peso, alongamento e exercício sem peso são tratamentos efetivos.
  • Massageie a região: massagear o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxiliar no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na região.
  • Estimule a recuperação: descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, trarão melhora.

Fonte: GSSI - Gatorade Sport Science Institute

segunda-feira, 13 de julho de 2009

VITAMINAS E BEM-ESTAR

O homem urbano não carece de motivos para desencadear o estresse.Vivemos numa "montanha russa" de emoções diárias e nosso corpo aciona mecanismos para se defender, nos mandando seu "recado" claramente e de diferentes formas. Muitas vezes, absorvidos pelas obrigações e preocupações do dia-a-dia, nosso "radar" não capta o "apelo de trégua" e, por conseqüência, casos cada vez mais freqüentes de doenças psicossomáticas, hipertensão, obesidade, transtornos de humor, depressão, ansiedade e pânico vêm atingindo homens e mulheres de diferentes níveis sócio-econômicos e idades. Frente a este cenário epidemiológico mundial, torna-se cada vez mais iminente a escolha pessoal e o estímulo por um Estilo de Vida que privilegie a Alimentação Saudável, a Atividade Física, a Meditação, os Exercícios de Respiração, a Adoção de hobbies e as Práticas Complementares de Cuidados com a Saúde.

B1 (Tiamina) - Atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso. Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição.É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).
Acerte nas escolhas: gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, lentilha, soja, leite de soja, farinha de soja, milho verde, cereais integrais, pinhão e farinha de trigo integral.
B3 (Niacina) - Atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio.
Acerte nas escolhas: atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais.
B6 (Piridoxina) - Participa da formação de energia. Atua na formação de anticorpos, hemácias e funções neurológicas normais. É também indicada no tratamento da TPM (enjôos, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas). Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.
Acerte nas escolhas: fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.
B12 (Cobalamina) - É essencial ao funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas). Possui papel importante na formação da membrana que envolve as fibras nervosas, a mielina. Também ajuda no transporte e estoque de ácido fólico. Pessoas com depressão, costumam apresentar baixos níveis de B12.
Acerte nas escolhas: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.
Ácido Fólico - Participa, juntamente com a Vitamina B12, na produção de neurotransmissores. Colabora na manutenção dos níveis de serotonina (neurotransmissor que promove o bem estar).Pessoas com distúrbios de humor podem apresentar baixos níveis sanguíneos de ácido fólico.
Acerte nas escolhas: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.

MINERAIS:
Cálcio - Participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares.Reduz sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual). Promove o bom humor. Regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Acerte nas escolhas: leite e iogurte desnatados, queijos magros, leite de soja enriquecido.
Magnésio - Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.
Acerte nas escolhas: soja e derivados (leite, suco, tofu), tomate, caju, peixes, espinafre, arroz integral, aveia e cereais fortificados, nozes e castanhas.
Selênio - Alguns estudos sugerem que este mineral antioxidante tem grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas. Acerte nas escolhas: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes.

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Fonte:Caderno Vida - Jornal do Brasil (RJ)
Marília Fernandes CRN 1693

quinta-feira, 9 de julho de 2009

PILATES NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO

A hérnia de disco é uma patologia da coluna vertebral relacionada ao deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora de seu lugar. Mas antes, vamos entender os conceitos. Entre as vértebras temos os discos intervertebrais, cartilagens fibrosas que acompanham o formato das vértebras e tem como função amortecer impactos, amenizam atritos e permitir maior mobilidade entre as vértebras. Devido à força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios/desvios posturais, envelhecimento ou tipo de movimento realizado pelo indivíduo, o espaço entre essas vértebras diminui e o disco é pressionado e até desgastado. Quando este desgaste é muito grande pode ocorrer uma ruptura no anel, a parte externa do disco, deslocando o núcleo discal para fora. Geralmente esse fragmento do disco que escapa comprime alguma(s) raíz(es) do nervo ciático, causando dor em uma das pernas. Dores musculares, pela compensação postural, e formigamntos nos braços também pode acontecer.

Em muitos casos de comprometimento intenso da raiz nervosa, é indicado a cirurgia. Em outros, o tratamento da hérnia de disco pode ser através de mdicamentos que reduzem a dor e a inflamação, além de fisioterapia. Entretanto, muitos médicos vem indicando a prática de PILATES como parte do tratamento devido aos excelentes resultados que o método vem proporcionando a este público também.

O PILATES promove a estabilização da hérnia de disco, possibilitando uma vida saudável e sem dor. O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo - CORE - que inclui o complexo lombar pélvico dos quadris, ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura adequada. Desta forma, os sintomas que tanto incomodam tem uma melhora significativa, possibilitando as práticas das atividades da vida diária e profissional de forma satisfatória e segura.



segunda-feira, 6 de julho de 2009

PILATES E OSTEOPOROSE

Avanço da osteoporose de acordo com a idade (Netter)

Osteoporose significa osso poroso. É uma doença que se dá por todo o esqueleto e se caracteriza pela baixa massa óssea, resultando em tecidos ósseos deteriorados e de má qualidade, fragilidade e susceptibilidade à fraturas. Os sintomas mais comuns são as dores acentuadas nas articulações, lesões de nervos e deformidades. Entretanto, na maioria das vezes, esses sintomas só se manifestam quando aparecem as fraturas e então a doença já se encontra em um estágio avançado. Por esse motivo, é considerada uma doença silenciosa.
As fraturas mais comuns são as do colo do fêmur, punho, vértebras e costelas, embora todos os ossos sejam vulneráveis. Os eventos do fêmur são bastante consideráveis, já que pode levar à incapacitação, dependência e até à morte. As fraturas das vértebras também representam quadros importantes, levando a alterações posturais e diminuição da altura.

O sexo feminino possui menor massa óssea comparado ao homem(em todas as idades), além de ter o processo de perda acentuado após a menopausa. Durante a infância e adolescência, a quantidade de massa óssea é aumentada devido ao processo de crescimento, até que se atinge o pico entre 30 e 39 anos e então se inicia a perda progressiva e contínua com o avanço da idade.

Fatores de Risco:
  • Idade maior que 65 anos em ambos os sexos
  • Sexo feminino
  • Histórico da doença na mãe
  • Climatério/menopausa
  • Menopausa precoce (antes dos 40 anos)
  • Fratura prévia
  • Raça asiática ou caucásica
  • Uso crônico com corticóide e anticonvulsivante
  • Reumatismo, sobretudo artrite reumatóide
  • Hipertireoidismo ou hormônio tireoideano em excesso
  • Imobilização prolongada
  • Dieta pobre em cálcio e vitamina D
  • Baixo Peso (Índice de Massa Corpórea menor que 19)
  • Deficiência de estrogênio
  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Sedentarismo

Diagnóstico:
A melhor forma de diagnosticar a osteoporose é pela Densitometria Óssea, exame radiológico que analisa a quantidade de massa óssea, indolor e rápido. Normalmente, a realização na coluna lombar e em todo o fêmur são suficientes, já que são as mais vulneráveis a fraturas. O resultado da coluna pode ser super-estimado devido a presença de cálcio em bicos de papagaios (osteófitos), ligamentos ou aorta. Nesse caso, é realizado um RX do perfil da coluna ou assume-se o resultado do fêmur, pois este tem uma margem muito pequena de erro.

Recomendação da realização da Densitometria Ósses, segundo o Consenso Brasileiro de Osteoporose:

  • Mulheres com mais de 65 anos
  • Homens com mais de 65 anos com fatores de risco
  • Mulheres com menos de 65 anos, na peri ou pós-menopausa, com os fatores de risco
  • Mulheres com menos de 45 anos com deficiência de estrogênio
  • Mulheres no período climatérico com fatores de risco
  • Indícios de osteopenia ou fraturas vertebrais detectados por radiografia
  • Monitoramento da evolução da doença e dos diferentes tratamentos disponíveis
  • Indivíduos com fratura por trauma
A prevenção ainda é a melhor opção:
Investir em um bom pico de massa óssea ainda é a melhor forma de prevenir a osteoporose, que apesar de depender da genética, podemos contribuir com uma alimentação rica em cálcio e vitamina D desde a infância e com a exposição moderada ao sol, já que está relacionada com a síntese de vitamina D e na absorção do cálcio. Na gravidez e amamentação, também é importante a ingestão de cálcio para a mulher e ao feto.
Os exercícios são fundamentais em todas as fases da vida, tanto para a prevenção quanto para o tratamento, não basta somente tomar cálcio.

PILATES x OSTEOPOROSE
O PILATES se mostra bastante efetivo e seguro para o tratamento da osteoporose através do estímulo da construção óssea, pois promove o fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação e propriocepção; capacidades fundamentais principalmente para osteoporóticos. Estas, são sempre estimuladas com base na assimilação e insentivo da posição neutra da coluna, pelve e escápulas, além da dissociação do quadril, respiração intercostal posterior, consciência corporal e alongamento axial para manter e enfatizar o padrão postural nos exercícios.
O impacto da contração muscular sobre os ossos produzido nos exercícios de Pilates tem ligação direta com a massa óssea, essa descarga de peso nos ossos viabiliza o processo de fortalecimento da estrutura óssea e auxilia a absorção de Cálcio na estrutura óssea. Entretanto, é essencial que esses exercícios com impacto seja administrado de forma adequada. Para tal, é indispensável que o programa de exercícios seja orientado e prescrito por um profissional de educação física qualificado para conduzir o tratamento com segrança e efetividade.

E lembre-se: a liberação médica para o início do método é fundamental.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PRO TESTE: CREAM CRACKERS E ÁGUA E SAL NÃO SÃO TÃO SAUDÁVEIS


O Pro Teste - Associação Brasileira de defesa do consumidor- testou 15 marcas de biscoitos cram cracker e água e sal disponíveis no mercado brasileiro. Dentre as marcas, foram encontrados gordura trans, quantidade de sal maior do que o limite aconselhado à saúde e fragmentos de insetos.
Gordura Trans
A OMS - Organização Mundial da Saúde - recomenda não consumir a gordura trans, mas considera aceitável 2g por dia, já que é complicado excluí-la totalmente. No entanto, a marca Mabel (cream cracker e água e sal) apresentou quantidades significativas desta gordura - 6 biscoitos (30g), por exemplo, teria mais de 1g.
Sal
O excesso de sal foi detectado no biscoito água e sal da marca Adria e no água e sal e cream cracker da Tostines. Uma pequena porção ultrapassou 10% da quantidade recomendada para um adulto.
Fragmentos de insetos
Os biscoitos água e sal da Richester Superiore, Triunfo, Duchen e o cream cracker Aymoré apresntaram alta quantidade de fragmentos de insetos. É possível que esses fragmentos sejam provenientes da farinha utilizada na fabricação, pois nos cream crackers da Bauducco, Tostines, Visconti e Richester foram encontrados apenas um ou dois fragmentos de insetos. Entretanto é responsabilidade da empresa controlar a qualidade de seus produtos.
Foi verificado também, que não há quase nenhuma diferença na quantidade de calorias e na composição do água e sal e o cream cracker. Ainda, foi comparado com o pão. Foi observado que esses biscoitos não são mais saudáveis do que o pão. Além de proporcionar uma saciedade maior, o pão tem menos gorduras e mais benefícios. O biscoito tem 150% mais gorduras e 45% menos fibras do que o pão.
Fonte:www.proteste.org.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ACESSE O SITE FLEXUS!

Já está no ar o site do nosso estúdio!!! Confiram e estejam sempre antenados nos artigos, notícias e promoções, as quais vão acontecer bastante!!

ACESSEM!!!!!