quinta-feira, 29 de outubro de 2009

NIVEL ESCOLAR DOS IDOSOS PODE INFLUENCIAR NA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

A capacidade de pessoas idosas reproduzirem movimentos que proporcionam independência de locomoção na terceira idade pode estar intimamente ligada ao nível de escolaridade. Os resultados são de uma pesquisa realizada no Laboratório de Aprendizagem Motora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com pessoas acima dos 60 anos (homens e mulheres) e alfabetizadas.
Os voluntários com melhor nível escolar tiveram melhor aproveitamento nos testes. O estudo evidencia que as habilidades desenvolvidas na ?escola da vida? não substituem as habilidades mentais treinadas na escola formal, ocasionando a deficiência de aprendizagem mesmo de tarefas simples como as motoras, que perduram até o final da vida.
Na primeira parte do trabalho, os voluntários foram orientados a memorizar uma sequência determinada de movimentos com os dedos de umas das mãos. Já nesta primeira etapa, os que tinham menor escolaridade apresentaram mais dificuldades. Numa segunda etapa, aconteceu o que os pesquisadores chamaram de familiarização das tarefas a serem realizadas. As etapas fizeram parte da avaliação realizada antes do treinamento propriamente dito.
Nos treinamentos foram cerca de 4.800 movimentos, realizados em 8 sessões, durante 4 semanas. O grupo de baixa escolaridade foi mais lento durante todo o experimento, embora os dois grupos tivessem apresentado melhora no desempenho após os estímulos motores e cognitivos.
Ainda devem ser realizadas outras pesquisas para que novas estratégias sejam definidas em tratamentos fisioterápicos para beneficiar pessoas de baixa escolaridade, mas os pesquisadores acreditam que estes resultados já são um grande passo para ajudar a amenizar as deficiências causadas pela falta de escolaridade em idosos.
Fonte:Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário