Assim como os pais se preocupam com os estímulos intelectual e emocional de seus filhos, o desenvolvimento motor também deve estar na zona de atenção. Trata-se de uma constante evolução de padrões posturais, reflexos, movimentos e gestos que a criança realiza ao longo do tempo após o nascimento. E este desenvolvimento motor são marcados por etapas, ou seja, os bebês dão início a certas habilidades motoras em uma determinada idade.
Para tal, é importante que a criança receba vários estímulos, já que a maior parte das mudanças que ocorrem nos dois primeiros anos de vida são muito influenciadas pelo ambiente. O ideal é ter o acompanhamento de um profissional especializado que direcione um ambiente favorável à favor do bebê. Isto é, é importante que os materiais de estímulos visuais, auditivos, táteis e brinquedos adequados à idade sejam explorados ao máximo através de técnicas de posicionamentos, exercícios lúdicos e músicas se dando um ambiente favorável ao desenvolvimento neurológico, psíquico e motor.
Além disso, é primordial que os pais sejam orientados através de reuniões ou palestras para que também estimulem seus filhos em casa.
Verifique na escola ou berçário do seu filho se exite uma equipe multidisciplinar com pediatra, pedagoga, educador físico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro.
Algumas dicas:
- Sempre que possível, deixe a criança brincar ao livre.
- Deixe a criança se movimentar ao máximo.
- Por cautela, a tendência dos pais é procurar o conforto à criança, mas lembre-se que o conforto é contra o movimento.
- Cuidado para não estimular o sedentarismo nos filhos.
- Se o bebê ainda não anda é preciso proporcionar espaço suficiente para engatinhar e rastejar bastante, além de interagir com o brinquedo.
- Se a criança já anda, crie um ambiente amplo que permita se movimentar de forma espontânea: pular, andar, correr pedalar, etc. Deixe sempre brinquedos adequado à idade por perto.
- Deixe os brinquedos na altura em que o bebê consiga pegar e guardar.
- Experimente brincadeiras de chutar, pegar e arremessar os brinquedos.
- A partir dos 3 a 4 anos estimule a socialização com outras crianças.
- Brincadeiras que envolve atividades físicas mais ativas são importantes a partir dos 5 a 6 anos, por exemplo "pega-pega".