terça-feira, 31 de agosto de 2010

CONSCIÊNCIA CORPORAL E PILATES: CORPO, MENTE E EMOCIONAL


O cérebro recebe informações sobre as condições das várias partes do nosso corpo  - músculos, articulações, órgãos, etc - através de corpúsculos e nervos. Como resposta, percebemos os sinais em nosso corpo através das sensações, como por exemplo, a dor, o bem-estar, fome, sede, sono, apetite sexual, necessidade d esegurança, higiene e afeto. Assim, através do corpo temos a percepção do que precisamos, do que e como gostamos (ou não gostamos) e do que queremos. Com o corpo, temos a possibilidade de criar arte e conhecimento. Podemos ter filhos, praticar esportes, trabalhar, construir e descobrir. Na estrutura corporal, também, se espelha sentimentos como angústia, medo, depressão, tranquilidade, euforia, alegria; refletida por exemplo, nas ações neuromusculares, na postura, nos movimentos. Toda atitude do ser humano é atitude corporal.
Sendo assim, quanto mais adqirimos consciência sobre o nosso corpo, maior o controle sobre nossas possibilidades, limites e deveres. Temos movimentos mais eficientes, econômico e seguros, ou seja, aproveitamos todo o potencial do movimento, além de desfrutarmos de cada sensação proporcionada, como um prazer no alongamento, bem-estar no relaxamento, a independência pelo poder da força. Ainda, através da consciência corporal, é possível se livrar de sentimentos e ações reprimidas, derrubando paradigmas maléficos e amenizando tabus enraizados. Pode-se dizer que não temos um corpo, mas sim somos um corpo.

Desenvolver a consciência corporal ajudaria então a desenvolver as relações humanas? Entretanto, ao longo do nosso desenvolvimento, esse contato com o corpo, com a emoção e com a alma acaba se perdendo ou não construída, pela falta de estímulos e informações, conduzindo então à vulnerabilidade ao mundo externo, o qual impõe, define, repreende e proíbe, resultando em um acúmulo de tensões.

Neste contexto, é importante que os pais e os profissionais da educação (educação física e os regentes de classe) e psicomotricidade reformulem as diversas questões do corpo, estimulando a maior autonomia das crianças e adolescentes em suas práticas motoras. Frisando esse processo durante a variabilidade e as experiências motoras proporcionadas durante a fase de aprendizado e especialização dos movimentos, o indivíduo estará melhor direcionado ao caminho da tomada da consciência corporal, bem como ao desenvolvimento geral.

Então, podemos perceber com mais clareza, o por quê de muitas condutas em nossas aulas de PILATES.  Como por exemplo, enfatizar sensações, proporcionar diferenciados padrões de movimentos, percepções táteis, visuais e até auditivas para relacionar o corpo, o estímulo do cérebro e a resposta motora, além do entendimento e interpretação das várias reações do corpo para com o contexto do aluno. Além dos exercícios físicos, o PILATES é um exercício para a mente, para o equilíbrio interno, para a harmonia da pessoa como um todo. É um método que entre vários benefícios, resgata e potencializa a consciência corporal, o bem-estar e a auto-estima. Porque somos UM conjunto de tudo e não parte de um todo.

A Igreja diz: o corpo é uma culpa. A Ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa”.
Eduardo Galeano

terça-feira, 17 de agosto de 2010

AUMENTO ALARMANTE DA OBESIDADE MÓRBIDA ENTRE HOMENS

Sabendo que a obesidade é um problema mundial cada vez mais grave, Leonor Maria Santos, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília e colegas fizeram uma reanálise de inquériros antropométricos nacionais para investigar a prevalência da obesidade mórbida no Brasil. Os resultados da pesquisa foram publicados em julho deste ano no jornal internacional Obesity Surgery. Os pesquisadores contam no artigo que também utilizaram dados sobre cirurgias bariátricas realizadas no país obtidos no Sistema de Informações Hospitalares do SUS, disponíveis online.
De acordo com o texto, eles identificaram um aumento de 255% na prevalência de obesidade mórbida, começando em 0,18% em 1975-1976, aumentando para 0,33% em 1989 e para 0,64% em 2002-2003. "Houve uma taxa mais elevada no Sul nos dois primeiros levantamentos, mas a prevalência na região Sudeste aumentou constantemente, chegando a 0,77% em 2002-2003, alcançando o Sul", contam no estudo.
Segundo os autores, o SUS passou a cobrir a cirurgia bariátrica de obesidade mórbida em 1999, sendo que entre os anos 2000 e 2006 o número de procedimentos realizados aumentou seis vezes. Em 2006 atingiu 2.500 cirurgias. A realização de cirurgias bariátricas pelo SUS esteve concentrada na região Sudeste, seguida pela região Sul.
Diante dos resultados, a equipe considera que o aumento da obesidade mórbida é "alarmante" no Brasil, especialmente entre homens. Eles entendem que a adoção de medidas preventivas que visem retardar e prevenir a epidemia de obesidade no país é urgente. Vale lembrar que obesidade mórbida é definida como índice de massa corporal (IMC) superior a 40kg/m2.
Fonte: Saúde Movimento

domingo, 1 de agosto de 2010

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

A Semana Mundial da Amamentação – SMAM, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992 em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
A comemoração da SMAM tem se mostrado um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol da promoção, proteção e apoio da amamentação. No Brasil, foi coordenada pela WABA até 1998 e, a partir de 1999, pelo Ministério da Saúde.

O Aleitamento Materno salva vidas, porque é prevenção segura contra uma série de doenças infecciosas e crônico-degenerativas. O Leite Materno é a primeira vacina, provê nutrição ótima e representa segurança alimentar. A Amamentação desenvolve um vínculo afetivo único entre mãe e bebê, beneficia a saúde da mulher e aumenta o intervalo entre os partos. A prática de dar o peito precisa ser recuperada, através de um conjunto de ações de promoção, apoio e proteção.

Acessem o site http://www.aleitamento.com/ que tem muita informações legais. Vale a pena!

Amamente seu filho, e se puder, doe leite para quem precisa.