quinta-feira, 28 de maio de 2009

PILATES E TREINAMENTO FUNCIONAL


A funcionalidade esteve presente em todos os momentos da evolução humana. As tarefas do dia-a-dia bem desempenhadas é que garantiam a sobrevivência em diversas situações. Porém, com a evolução tecnológica conduziu o homem a um estado de conforto e comodismo, tornando-o menos funcional.

Assim, o treinamento funcional vem para condicionar de forma plena as capacidades físicas do indíduo: força, equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade, resistência aeróbia; de forma que proporcine ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica. Para tal , são utilizados exercícios relacionados ao seu dia-a-dia e/ou esportes de lazer ou rendimento. Ao ser submetido à diferentes experiências físicas, o aluno (desde atletas de elite até o idoso, do jovem à dona de casa) torna-se mais apto a desenvolver com proficiência qualquer atividade que esteja envolvido.

É interessante observar que essa grande tendência nas grandes academias de ginástica, o treinamento funcional, sempre esteve presente em nossas rotinas de exercícios de Pilates. No FLEXUS PILATES, todos os programas de exercícios sempre tiveram a proposta dos exercícios funcionais como base para atingir o objetivo específico de cada um. Pois, como diz uma das leis do design moderno de Sullivan, "A função sempre deve vir antes da forma". Ou seja, a questão estética é muito importante, porém deve ser vista como consequência do treinamento, é o que o treinamento funcional e o Pilates acredita. A única grande diferença do Core 360 (Treino funcional) para com o Pilates, é que o primeiro contempla, entre outros, exercícios em um ritmo mais acelerado e alguns padrões de movimentos diferentes, porém não menos eficientes. Mas o princípio da centralização de forças andam na mesma direção. Por isso, tudo isso só vem a agregar e otimizar nossos resultados, sempre focando a especificidade e objetivo de cada aluno dentro do PILATES.

Então pessoal, nós que praticamos o Pilates, embora um método com uma boa base histórica, também estamos na modernidade! Não é sensacional? Isso só prova a eficiência e importância do Pilates para a saúde do mundo moderno!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

REFRIGERANTES COM SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Já é a segunda reportagem que leio sobre esse assunto (Folha de São Paulo e Bonde news), então achei interessante postar para deixar o pessoal mais alerta.

Que o refrigerante não é interessante para a saúde todo mundo já sabe, mas que em alguns deles se encontram substâncias cancerígenas, nem todos estão cientes.
A Pro Teste-Associação Brasileira de Defesa do Consumidor analisou 24 refrigerantes, e constatou que em 7 deles haviam benzeno (reação do ácido benzóico com a vitamina C), substância cancerígena. Foi utilizado o limite para água potável - 5microgramas por litro- já que não há regras para esse composto em refrigerantes.

Os casos mais preocupantes foram o da SUKITA ZERO (20 microgramas), FANTA LIGHT (7,5microgramas). Os refrigerantes Dolly guaraná, Dolly guaraná diet, Fanta laranja, Sprite zero, Sukita estavam abaixo desse limite.

Pois é pessoal, fiquem atentos hein!!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

MAIS UMA NOVIDADE NO FLEXUS: TREINAMENTO FUNCIONAL

Esse final de semana aconteceu o primeiro curso "CORE 360" da região, o qual tive a oportunidade de participar. Trata-se de tecnicas de execução e de prescrição de exercícios voltados ao treinamento funcional. É a maior tendência da atualidade para treinamentos voltados ao rendimento, saúde e qualiadade de vida.
Nos próximos posts explanarei um pouco mais sobre essa novidade que estou trazendo para agregar e auxiliar o método Piltaes no Flexus, e otimizar os resultados de todos vocês. Já essa semana estarei conversando com vocês durante as aulas e explicando a forma como essa tecnica será inserida no programa de exercícios de cada um.
Vocês ainda vão escutar muito sobre treinamento funcional na mídia. E essa novidade do mundo do exercício chega fresquinha e com antecedência para vocês!!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

PILATES: EDUCADOR FÍSICO OU FISIOTERAPEUTA?


Em tempos em que as informações e o conhecimento são disseminados e adquiridos de forma rápida e fácil, é de se esperar que ao procurar um estúdio de Pilates também ocorra uma pesquisa sobre o método, localização, equipamentos, preços e principalmente os profissionais. É possível observar profissionais de Pilates com formação em Educação física e em Fisioterapia. Então nos perguntamos: Alguém está invadindo a área alheia? Alguém não está exercendo sua função de forma adequada? Com quem fazer Pilates: Educador Físico ou Fisioterapeuta?

Na verdade, ambos podem trabalhar com o método (e somente ambos), desde que tenham a devida formação em Pilates. Entretanto, de acordo com a habilitação inerente a cada profissão, existem diferenças. No geral, o fisioterapeuta é habilitado para trabalhos com diagnósticos, avaliação e reabilitação física (principalmente problemas severos de movimentos – reabilitação primária); já o Educador físico é habilitado para trabalhar com a avaliação física, condicionamento físico (prescrição e orientação de programas de exercícios físicos), manutenção da saúde, prevenção e reabilitação. Teoricamente, os objetivos e a individualidade do aluno é que encaminharia à escolha da habilitação do profissional. Mas, na prática sabe-se que não é bem assim. Talvez, por serem áreas que, apesar se complementarem e serem distintas uma da outra, acabam se confundindo em determinados momentos por apresentar uma linha muito tênue entre suas diferenças e semelhanças.

No entanto, é importante frisar que o que realmente importa é a qualidade do profissional e o serviço prestado por ele. Quando um profissional é competente, ele supera as expectativas do aluno e o surpreenderá sempre, independente de sua formação, pois estará sempre se qualificando, estudando e se dedicando. Por isso, ao procurar um profissional de Pilates ideal, mais do que currículo, observe o perfil do professor, se é uma pessoa interessada em estudar e aprender, que busca respostas e informações constantemente, que é motivada, que explica suas ações de forma coerente, e claro, se há empatia entre aluno e professor. Ou seja, procure um profissional COMPROMETIDO e APAIXONADO pelo o que faz, e estará em boas mãos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

8 ANOS LUZ

Faz tempo que não posto nada sobre entretenimento imperdível na city. Mas essa semana tem TERÇA INSANA! Comédia de primeira que retorna a Maringá com a turne "8 anos luz".
Trata-se de uma projeto humorístico que começou a ser apresentado toda terça-feira em São Paulo, por diferentes atores interpretando variados personagens. O grupo, criado pela atriz Grace Gianoukas em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, é composto por um elenco que se modifica em cada temporada.
Em
geral, as apresentações humorísticas também levam à reflexão ao fazer sátira a estereótipos humanos ou a assuntos controversos tais como drogas, pobreza, preconceito, alcoolismo e apatia social, entre outros conflitos do cotidiano.

Quem quiser conferir:
Cidade: Maringá
Dias: 21 e 22/05/2009
Horário:21h
Local: Teatro Marista
Ponto de venda: Restaurante Sushiky
Obs. Se não me engane, no dia 21 é um pouco mais barato...
Vou tentar ir!!! Quem for me avise para nos encontrarmos (isso se eu for né...espero que eu vá!!! rs)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O PILATES PODE MUDAR SEU ESTILO DE VIDA


Cada pessoa é única. Se existe uma técnica de exercício físico que respeita muito este fato, é o Pilates.
Talvez por isso, cada vez mais o método tem proporcionado aos praticantes, mudanças significativas na qualidade de vida e consequentemente, no estilo de vida do indivíduo.
Não são raros os relatos de adeptos que, após praticarem Pilates, passaram a dormir mais e melhor. Outros que pararam de tomar medicamentos para regularizar o funcionamento instestinal, ou que tomavam remédio para dor nas costas há anos e depois de seis meses de exercícios não tomavam mais.
Existem também casos de alunos que, com o método, descobriram coisas de si mesmo que não descobriam na terapia.
Muitos atletas e bailarinos, uma vez iniciada a prática, nunca mais conseguiram tirar o Pilates do seu treinamento, pelo fato do método melhorar significativamente a performance profissional.
Especialistas afirmam que ao entrar em contato com o Pilates, a pessoa entra em contato com as suas “áreas deficientes”, ou seja, suas fraquezas. E a primeira coisa a fazer é aceitar essas áreas, para só assim poder modificá-las, tornando-se uma pessoa mais forte e segura.
Quem modifica o corpo, modifica a vida num todo.
Revista Pilates

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ASSIM COMO SEIS É MEIA DÚZIA

APÓS ALGUMAS DÚVIDAS E CONFUSÕES... OK OK OK CONFESSO! HEHEHE COMPLIQUEI AS COISAS NA HORA DE RESPONDER OS COMENTÁRIOS DOS POSTS. MAS SÓ PARA CONSTAR (PQ VOU CONTINUR FAZENDO ASSIM HAHAHA):

AS RESPOSTAS DOS COMENTARIOS ESTARÃO EM MEU NOME (FERNANDA) OU EM NOME DO FLEXUS, COMO VEM SENDO... EH SEIS E MEIA DUZIA, TAH!!!!!!!!!! HEHEH

BEIJINHOS...

FERNANDA SHIMAUTI
FLEXUS PILTAES

sexta-feira, 8 de maio de 2009

PARABÉNS MAMÃES!!!!!


Ter um sonho
Receber um teste de gravidez positivo
Sentir uma alegria imensa
Consultar o obstetra
Fazer exames e mais exames
Ter enjôos
Ver o corpo mudar a cada dia
A barriga crescer
Ter um sangramento
Ficar muito preocupada
Consultar o obstetra
Fazer repouso
Perder o bebê... mas não desistir
Começar tudo de novo
Fazer inseminação
Ou então uma adoção
Ter azia, ficar pesada, ter insônia
Sentir o que nenhum homem jamais sentiu: outra vida dentro de si!
Ouvir o coração
E sentir os chutes do bebê
Consultar o obstetra

Parir
Por cima ou por baixo
Com dor ou sem ela
Gritando ou quieta
A mesma emoção
Um amor sem tamanho
Dar à luz a nova vida
Que vem do útero ou do coração

Amamentar
Namorar o bebê
Trocar muitas fraldas
Namorar o bebê
Limpar o umbigo, o nariz, a bunda e a alma
Consultar o pediatra
Um peito rachado, o nariz entupido,
Uma dor de ouvido,
O coração partido
A cólica, ah! Quanta cólica.

Consultar o pediatra ontem, hoje, amanhã, semana que vem
Comprar e comprar
O primeiro uniforme da escola
E muita bugiganga
Tratar uma dor de garganta
E uma dor de barriga
Testemunhar o milagre da alfabetização
Perder a paciência com tanta malcriação
Consultar o pediatra, cada vez menos
No meio das pernas ou embaixo do braço
Encontrar o primeiro pelinho
O crescer do peitinho
Ou do pintinho
Conhecer a turma
Ver o filho sair noite afora
Ficar em casa com o coração na mão
Consultar (ainda!) o pediatra
Escutar “Eu não pedi para nascer!”
Acreditar e ficar chateada
Ser apresentada
A namorados e namoradas
O vestibular, uma profissão
Quanta preocupação!

E um dia
O casamento
Ou então, tanto faz
Um ajuntamento
E de repente
Uma vida se passou
Tempo de descansar...
Mas um novo sonho surge
Uma gravidez
Um neto!
E a vida recomeça:
As consultas, as fraldas, as preocupações
Dobradas, como é esse amor...

Ser mãe é ser eterna...
Dr. Ruy Pupo Filho

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PRATICAR EXERCÍCIOS AO LONGO DA VIDA PODE DIMINUIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

Mulheres que começam a praticar exercícios na infância e não abandonam o hábito ao longo da vida têm um risco menor de morrer de câncer de mama. Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo Alberta Health Services em Calgary, no Canadá, que acompanhou 1.231 mulheres com câncer de mama ao longo de cerca de oito anos.
As mulheres que tinham o hábito de praticar em média 4 horas de exercícios físicos moderados ao longo da semana desde a infância ou a adolescência tinham um risco até 44% menor de morrer em decorrência de um tumor nos seios, afirma a pesquisadora Christine Friedenreich, que coordenou o estudo.
Para a médica, o resultado da pesquisa mostra que "levar uma vida ativa antes do diagnóstico do câncer de mama pode aumentar as chances de sobrevivência após o aparecimento do tumor".
A pesquisa canadense acompanhou 1,231 mulheres com câncer de mama. As participantes tinham idade média de 56 anos. Ao longo dos 8,3 anos de pesquisa, 341 mulheres morreram (223 de câncer de mama) e 327 tiveram a doença novamente. Comparadas com as menos ativas (que faziam até 1.4 horas de atividade física por semana), as que praticavam mais de 4 horas semanais tinham um risco 34% menor de ter câncer de mama, e 44% menos chance de morrer por causa do tumor.
Christine Friedenreich afirma que não há dúvidas que a atividade física tem efeito protetor na saúde feminina, mas que ainda é necessário fazer mais pesquisas para identificar a quantidade ideal de atividade física que as mulheres que querem reduzir o risco da doença devem praticar.
Fonte:globo.com

domingo, 3 de maio de 2009

O ABACATE NO CONTROLE E PREVENÇÃO DA DISLIPIDEMIA

O óleo de abacate possui, em sua composição, substâncias bioativas capazes de prevenir e controlar as dislipidemias (presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue). A constatação foi feita num estudo realizado no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nurtrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. A pesquisa, publicada na Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, avaliou o potencial do óleo para o consumo humano e os processos de extração e refino da substância para utilização na indústria alimentícia."Os abacates foram colhidos no seu estado de maturação quando ainda se apresentavam firmes", conta a professora Jocelem Mastrodi Salgado, da Esalq, coordenadora do trabalho. "Logo após, foram armazenados à temperatura ambiente, até atingirem seu ponto de maturação, ou seja, quando os frutos amolecem e cedem à leve pressão feita com os dedos". A variedade Margarida foi selecionada por encontrar-se facilmente disponível no mercado brasileiro e apresentar teor de matéria graxa ao redor de 20%
Os resultados mostraram que os processos de extração e refino do óleo a partir dessa variedade do abacate são tecnicamente viáveis, o que o torna excelente matéria-prima para a indústria de alimentos. Além disso, possui um perfil de ácidos graxos e esteróis muito semelhante ao perfil do azeite de oliva, podendo desta forma, substituir o óleo de soja e ser utilizado juntamente com o azeite de oliva nos óleos mistos, oferecendo ao consumidor brasileiro um produto de qualidade superior e com menor custo.

Vitamina
Concluiu-se ainda que o óleo de abacate, da variedade estudada, é uma boa fonte de vitamina E, pois 30 mililitros (ml) deste óleo atendem a 18% das necessidades diárias de um adulto. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece diretrizes para os alimentos que utilizam informação nutricional complementar, para ser considerado alimento rico ou com alto teor de uma determinada vitamina, o mesmo precisa oferecer no mínimo 15% do valor correspondente ao previsto na tabela de Ingestão Diária Recomendada (IDR). Portanto, caso esse óleo venha ser comercializado no varejo, é possível utilizar essa alegação em sua rotulagem.
Os resultados confirmam a possibilidade de utilizar o óleo de abacate em substituição ao azeite de oliva ou como matéria-prima para a indústria alimentícia, pois suas composições nutricionais são muito semelhantes. "No entanto, são necessários mais estudos para melhorar o sabor e o aroma deste óleo", pondera Jocelem Salgado.
Para executar a pesquisa, separou-se a polpa das outras partes da fruta. A polpa fresca foi seca em estufa e, posteriormente, moída para a obtenção de um farelo. O óleo obtido do farelo foi extraído e caracterizado. O experimento foi realizado nos laboratórios de Bromatologia e Óleos e Gorduras da Esalq e foram utilizados frutos de abacate da variedade Margarida, provenientes da região de Piracicaba (interior de São Paulo).
Jornal Saúde 1-5-09